Serra oferece espaço para instrução de novos bombeiros

19489783

Com dois meses de curso, alunos podem dar suporte no atendimento a ocorrências

O 5º Comando Regional de Bombeiros, da Serra Gaúcha, encaminhou ofício ao Comando da corporação oferecendo espaço para instrução de 50 novos bombeirosdos 106 aprovados em concurso e que foram chamados pelo Governo do Estado.

De acordo com o comandante regional, Ten-Cel Cleber Valinodo Pereira, a instrução na Serra pode ser ministrada em dois locais, cada um com capacidade para 25 alunos: o centro de instrução em Bento Gonçalves e o quartel central de Caxias do Sul.

A decisão sobre se os novos bombeiros vêm ou não à Serra cabe ao Comando dos Bombeiros. Além disso, mesmo que a instrução ocorra na região, ao final do curso serão definidos os locais em todo o Estado em que cada profissional irá atuar.

O curso dura oito meses com instruções pela manhã e pela tarde. Se houver a possibilidade de aulas à noite, o período pode ser encurtado, mas isso ainda não está definido.

O comandante explica que, após dois meses de instrução, os bombeiros em treinamento estão aptos a acompanharem guarnições no atendimento a ocorrências. Isso representaria um reforço nas equipes. Porém, o coronel reforça que o foco é o treinamento: “importante ressaltar que o foco, embora eles tenham equipamento e possam dar suporte às equipes, é a oferta de um treinamento de qualidade”.

O efetivo do 5º CRB é de 200 bombeiros. Atualmente, a abertura de quartéis da região até o final de cada mês depende da suplementação de horas extras. Conforme o comandante, em agosto seriam necessárias 9 mil horas extras para manter todos os quartéis abertos em tempo integral. Desde julho, as unidades de São Marcos e Flores da Cunha estão com plantão completo durante 12 horas, apenas.

Neste mês, os bombeiros receberam aporte de 2,6 mil horas. Se não vierem mais recursos, os quartéis de Gramado e Farroupilha também podem ter restrição no atendimento nos últimos dias de agosto.

GAÚCHA SERRA