
A candidata Comandante Nádia( PMDB- 15190) foi convidada pela ABAMF e, na manhã de 26 de setembro, conversou com o presidente Leonel Lucas expondo os objetivos na Câmara Municipal de Porto Alegre. A oficial da BM foi taxativa: “Defenderei a segurança pública e politicas públicas para das mulheres”.
Para Comandante Nádia é necessário melhorar as condições para aqueles que trabalham na segurança da população. ” A segurança pública deve ser feita por profissionais e as condições de trabalho devem ser melhoradas para que esses tenham tranquilidade”, disse.
O presidente Leonel Lucas destacou que a oficial acompanhou as lutas dos praças, sendo mais uma vereadora que saberá dar a devida importância a área da segurança.
Comandante Nádia foi a primeira mulher comandante de um batalhão na BM, em 2007( 4° BPM). Já em 2012, assumiu o 19° BPM, na capital gaúcha, quando implantou a Patrulha Maria da Penha, visando dar mais proteção as mulheres que sofrem agressões.
Em 2015, assumiu como diretora do Departamento de Justiça da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos e lançou o livro A Patrulha Maria da Penha: o impacto da ação da Polícia Militar no enfrentamento à violência doméstica. Até março de 2016, havia 37 Patrulhas Maria da Penha, em 28 municípios do RS.
Paulo Rogério N. da Silva
Jornalista ABAMF