
Nota publicada no Facebook da corporação adverte que situação vai se repetir nos dias 26 e 27
Uma nota publicada hoje na conta de Facebook do Corpo de Bombeiros de Sapucaia do Sul, na região Metropolitana, adverte que, em função da falta de efetivo e de horas extras, a corporação suspendeu, pela primeira vez, em 25 anos, o atendimento externo por um intervalo de 12 horas, até as 8h desta quinta-feira. Nesse período, pedidos de socorro devem ser encaminhados às guarnições de municípios limítrofes, como Esteio e São Leopoldo.
O comunicado salienta que só um militar ficou trabalhando no turno da noite, justamente para fazer a guarda e a proteção do aquartelamento e o direcionamento das ocorrências via telefone e rádio para o quarteis mais próximos. A nota, que não é assinada pelo comandante local, também deixa claro o risco do aumento do tempo de resposta das guarnições para prestar o atendimento, e adverte que a situação vai se repetir nas noites de 26 e 27 de setembro.
Consultado, o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Marcelo Maya, admitiu o impasse. Ele reconhece que a falta de efetivo, motivada pelas aposentadorias sem reposição, força o comando a fazer manobras operacionais, sobretudo no fim de cada mês. De acordo com o oficial, o problema já havia sido registrado na região da Serra e decorre, também, de operações especiais ou realizadas de forma pontual, fazendo com que seja atingida a quota mensal de horas extras e obrigando a tomada de medidas de contenção.
Veja a nota na íntegra:
SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DAS ATIVIDADES OPERACIONAIS do Corpo de Bombeiros Militar de Sapucaia do Sul
Apesar dos pesares, boa noite, comunidade sapucaiense.
É com grande lástima que, hoje (21/09/2016), trazemos a vocês um DIA HISTÓRICO do qual não iremos querer lembrar: é a primeira vez na história deste CB que, devido à FALTA DE EFETIVO e HORAS EXTRAS, este quartel não atenderá a ocorrências no município de Sapucaia do Sul/RS das 20h deste dia às 08h do dia seguinte (22/09/2016).
Por isso, neste CB haverá SOMENTE 1 MILITAR neste turno da noite (20:00X08:00), justamente para guarda e proteção do aquartelamento e direcionamento das ocorrências via TELEFONE e RÁDIO para os quartéis dos municípios mais próximos.
Desse modo, as ocorrências no município de Sapucaia do Sul serão atendidas pelos quartéis dos Municípios limítrofes: São Leopoldo e Esteio, o que, inevitavelmente, aumentará o tempo de resposta das guarnições para prestar o devido atendimento.
Por fim, informamos ainda que este fato se repetirá nos dias 22, 26 e 27 deste mesmo mês de setembro, sempre no seguinte horário: 20:00X08:00.