Violação do sistema: Dias após ser instalado, sistema de comunicação da BM é invadido ( * Ouça a interferência)

313
Novo sistema digital de comunicação por rádio da BM é invadido dias após instalação / Foto: Divulgação
Novo sistema digital de comunicação por rádio da BM é invadido dias após instalação / Foto: Divulgação

GAÚCHA

Começou na semana passada no 21º Batalhão de Porto Alegre, na Restinga, o projeto da Brigada Militar (BM) que deveria impedir a captação, por terceiros, da frequência dosrádios comunicadores. No entanto, dias depois, o novo sistema digital foi invadido na noite desta terça-feira (4).

* Ouça a interferência:

A interferência prejudicou a comunicação de ocorrências, tanto é que os PMs passaram a usar apenas celulares e foram orientados a não responder as provocações para não congestionar o canal.

* Ouça a continuidade da interferência:

Sistema seguro

O tenente coronel Marcelo Giusti, do Departamento de Informática da BM, confirma o fato e já está tomando providências. Mas ele destaca que o sistema é seguro e, de uma forma didática, explica que a interferência ocorreu pelo sistema analógico.

Como no caso de ontem, a pessoa que estava entrando no sistema digital apenas interferia no sinal digital. Os PMs conseguem ouvi-la, mas ela não ouve as conversas entre viaturas e a base do 21º batalhão. O sistema é seguro“, ressalta Giusti.

Medidas

De qualquer forma, o Departamento de Informática está fazendo na manhã desta quarta-feira (5) uma verificação técnica do sistema para ter certeza de que não houve maiores problemas. Os brigadianos do 21º Batalhão também estão sendo informados de que não houve prejuízos em relação ao sigilo das informações sobre ocorrências. Giusti lembra que o sistema digital tem ainda uma segurança a mais. Segundo ele, tudo é criptografado.

A BM também mantém contato com a Anatel para localizar e identificar quem foi o responsável por interferir no novo sistema de rádio comunicação.