GAÚCHA: Cezar Schirmer anuncia 1,3 mil PMs nas ruas a partir de janeiro

621

21667811

Os policiais estarão nas ruas, ainda em processo de formação, porém já atuando no policiamento ostensivo.

 

O secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, afirmou nesta sexta-feira (11) que a partir de janeiro a população poderá contar com 1,3 mil novos policiais militares nas ruas. São profissionais aprovados no último concurso e que devem iniciar curso de formação em 16 de novembro. De acordo com o secretário, os policiais estarão nas ruas, ainda em processo de formação, porém já atuando no policiamento ostensivo.

“Muito provavelmente em janeiro, já teremos mais 1,3 mil policiais nas ruas, trabalhando. Talvez ainda não estejam no exercício pleno das suas funções. Mas estarão trabalhando efetivamente, como aprendizes”, disse em entrevista ao Gaúcha Atualidade.

Schirmer não confirmou quando serão realizadas novas convocações de aprovados em concurso público. Ele elogiou a ação da BM, nesta sexta-feira (11), liberando ruas e garagens de ônibus bloqueadas em protestos, afirmando que a corporação é o “braço armado do Poder Público para o cumprimento da lei”.

Presídios

O secretário afirmou que serão inauguradas 3,2 mil vagas em presídios no primeiro semestre de 2017, em Canoas e Guaíba. Mencionou que o concurso que prevê 700 vagas para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) será lançado nas próximas semanas. Em até 30 dias, estarão disponíveis as primeiras vagas em centros de triagem, criados para evitar que detidos fiquem presos em delegacias. Ao todo, serão 500 vagas disponíveis em até seis meses. Ainda não há definição de onde serão criados esses espaços.

Apoio federal

O ministro da Justiça e da Cidadania, Alexandre de Moraes, virá ao Estado nas próximas semanas e a expectativa é de que ações sejam anunciadas na área da segurança pública gaúcha. Schirmer não antecipou as áreas contempladas, mas acredita que haverá incentivo para a construção de presídios.

Exército

A presença do Exército nas ruas, em operações específicas com a Brigada Militar, poderão ser ampliadas. Cezar Schirmer afirma que vai trabalhar nesse sentido. Em 2016, pelo menos sete ações conjuntas foram realizadas.

GAÚCHA