
Borba sofreu um acidente durante perseguição a um veículo roubado em 2014, no bairro Scharlau
Franceli Stefani JORNAL VS
Reconhecimento pelo trabalho feito e pela bravura desempenhada. O soldado da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de São Leopoldo, soldado Paulo Renato Borba, 32 anos, recebeu a Estrela de Reconhecimento Grau Ouro do comando geral da Brigada Militar (BM) nesta sexta-feira (18), durante evento que comemorou os 179 anos da corporação no Salão Nobre do Quartel General em Porto Alegre.
Conforme o comandante do 25° BPM, tenente-coronel Ronie de Oliveira Coimbra, o grau ouro é dado para os militares que são feridos durante o serviço. “O Borba levou quase um ano para se recuperar, após sofrer um acidente em 2014”, detalha. Através de nota, o batalhão parabeniza o soldado “por sempre desempenhar suas funções com entusiasmo, dedicação, profissionalismo, tino policial, discernimento, comprometimento com a segurança pública e conhecimento da área de ação e vivacidade, que com estas ações elevam o nome da Brigada Militar e de todo efetivo”.
Além dele, o primeiro sargento Sérgio Ferreira do Amaral do 3° BPM de Novo Hamburgo; e o soldado André Geovane Fries do 32º BPM de Sapiranga receberam o mesmo reconhecimento.
O acidente
Borba ficou gravemente ferido no dia 28 de agosto de 2014, quando colidiu frontalmente contra um veículo Toyota Fielder, que havia sido roubado minutos antes do acidente no bairro Scharlau. A colisão foi no momento em que o suspeito de 18 anos fugia do cerco policial e desferia tiros contra os PMs. O criminoso jogou o veículo para cima do policial. O rapaz, preso mais tarde dentro das águas do Rio dos Sinos, no bairro São Miguel, foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo. Borba foi socorrido pelos colegas e levado as pressas para o Hospital Centenário.