Banrisul recomenda que servidor estadual procure agência caso tenha antecipado 13º

404

Em nota, banco afirma que negociação é possível após análise de caso

O Banrisul informou, através de nota, que o funcionário público que antecipou o 13º salário através de linha de crédito, durante o ano, e que teve o empréstimo debitado nesta terça-feira antes do pagamento do benefício pelo governo estadual, deve procurar o gerente de conta da agência ao qual é vinculado.

Conforme o banco, a negociação é possível, dependendo do caso e após a análise de crédito do cliente. Mesmo o Estado tendo garantido pelo menos metade do pagamento do 13º até o fim do ano, nenhum valor entrou em dia nas contas hoje. Já os empréstimos oferecidos pelo Banrisul, para quem pediu o benefício antes, foram descontados à revelia desse atraso.

O banco sustenta, ainda, que abriu duas linhas de crédito para servidores estaduais dos Três Poderes: uma de empréstimo consignado para qualquer fim, com juros baixos, e outra para quem já quer antecipar o 13º de 2017. O Banrisul informou que a segunda opção pode ser uma alternativa para quem quiser pagar o empréstimo da antecipação do 13º desse ano, mas que essa não é a principal intenção da abertura do crédito.

A assessoria de comunicação relatou que, apesar de o Estado ser o controlador, o Banrisul é regido pelas normas do Banco Central, ficando obrigado a cobrar a operação de crédito no dia previsto pelo contrato. Desde ontem, as agências do Banrisul na Capital e no Interior do Estado abrem uma hora antes, até a próxima sexta-feira, para atendimento nas plataformas de negócio.

Rádio Guaíba