JORNAL NH: Ida de bombeiros para o litoral pode fechar quartéis em alguns horários

1_upload_20150130151234operacao_golfinho-620878Expectativa é que 30 homens sejam deslocados para atuarem nas praias gaúchas durante o verão

Com a chegada do verão, a tradicional Operação Golfinho mexe com o efetivo de polícias e bombeiros em todo o Estado. Aqui na região não é diferente. A expectativa é que só do Corpo de Bombeiros 30 agentes sejam deslocados para atuarem no litoral norte. Com isso, a corporação admite que quartéis correm o risco de fechar em determinados dias e horários.
De acordo com o comandante do 2º Batalhão de Bombeiro Militar, tenente-coronel Carlos Daniel Schultz Coelho, a maioria deve atuar na função de salva vidas. Ele espera contar com o pagamento de horas extras para diminuir o impacto da redução de pessoal. “São adequadas as horas extraordinárias atualmente distribuídas de acordo com a necessidade. Aguardamos também suplementação de horas extraordinárias”, explicou.

Os agentes sairão do efetivo de batalhões de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Montenegro, Portão, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Campo Bom, Ivoti, Sapiranga e Taquara.
Lançamento oficial no sábado
Em cerimônia marcada para às 10 horas do próximo sábado, em Capão da Canoa, o governador José Ivo Sartori fará o lançamento oficial da Operação Verão para Todos 2016/17, ocasião em que também será lançada a tradicional Operação Golfinho. Na área de segurança pública, um efetivo de três mil servidores da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Corpo de Bombeiros estará envolvido nos trabalhos. Contudo, um total de 30 órgãos ligados ao governo participará da operação, que abrangerá 80 cidades dos litorais Norte e Sul gaúcho e também da Costa Doce.
O detalhamento das ações e, segundo o governo, de novidades na Verão para Todos, serão reveladas nesta sexta-feira (16), na capital. É quando o vice-governador José Paulo Cairoli, coordenador da operação, concede entrevista coletiva, no Centro Administrativo do Estado.

1_salva-2824326Operação Golfinho deve tirar 82 policiais e bombeiros do efetivo da região

Reforço nas praias do litoral norte começa neste final de semana e segue até março

Fábio Radke 

Com a segurança fragilizada em todo o Estado e a abertura da temporada de praia, o deslocamento de policiais e bombeiros para a Operação Golfinho no litoral do Rio Grande do Sul pode alterar o funcionamento de quartéis. A previsão é que 82 homens, sendo 30 bombeiros, deixem municípios da região para atuação no policiamento ou então nas guaritas das cidades litorâneas.
Mesmo com a migração desse contingente, os comandos acreditam que não haverá prejuízos maiores para as comunidades, devido a parte dos moradores da região também migrarem em busca das praias e a formatura de novos brigadianos pode reduzir danos. No total, 900 pessoas se candidataram para 600 vagas para o trabalho salva-vidas, mas apenas 110 avançaram no processo de seleção.
O Corpo de Bombeiros espera contar com o pagamento de horas extras para diminuir o impacto da redução de pessoal. No entanto, a corporação admite que quartéis correm o risco de fechar em determinados dias e horários.
Região pode ter até 50 policiais a menos
O Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO-VRS), tenente-coronel Haroldo Edison Knebel, afirma que ainda não tem um número fechado de policiais que devem participar da operação golfinho. “Serão cerca de 50 policiais. Todo ano é absolvida uma parcela de acordo com a questão de engenharia definida pela instituição. Estamos pleiteando a questão de horas. E também é preciso destacar que nesse período, grande parte do nosso público vai para o litoral norte”.
Deste número previsto no Vale do Sinos, em torno de 15 policiais militares do 3° Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM) em Novo Hamburgo devem participar desta edição. “No ano passado foram 20 policiais militares. Essa é uma medida de praxe em que todo final de ano reduz um pouco o efetivo quando uma parcela da população desloca ao litoral”, afirma o comandante do 3ºBPM, tenente-coronel Marcel Nery.
Em contrapartida, a garantia de um acréscimo de policiais no efetivo da cidade deve minimizar a ida desse grupo para atuação no policiamento na região do litoral. “Em 30 de dezembro acontece a formatura de policiais e dez devem ficar em Novo Hamburgo. Isso também alivia uma eventual falta de brigadianos”, disse. Nery acredita que não haverá danos na qualidade do serviço prestado à comunidade.
Capacitação
Os candidatos passarão por capacitação técnica em Tramandaí e Rio Grande e no período de contratação, que vai de janeiro a março de 2017, terão remuneração de R$ 2.778,00, composta de R$ 1.389,00, mais acréscimo de 100% a título de risco de vida, além de 30 vales-refeição e de auxílio-transporte durante o tempo de atuação efetiva.