Correio do Povo: Secretaria da Segurança divulga estatística errada sobre estupros no Rio Grande do Sul

Número de casos em 2016 não aumentou em relação ao ano anterior

* Com informações de Ananda Müller

O número de estupros divulgados na manhã desta quinta-feira pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) em 2016 no Rio Grande do Sul foi apresentado com erro. Em 2015, 1.426 mulheres registraram que sofreram violência sexual no Estado contra 1.425 no ano passado. Desta forma, houve a diminuição de um caso e não o aumento anunciado de 139%.

Segundo informações da SSP, o problema ocorreu devido a uma falha humana. O servidor que passou os números para a planilha oficial teria digitado um caso errado, o que teria mudado totalmente o resultado do dado estatístico. Acesse no site oficial da secretaria os números relativos à violência contra a mulher desde 2012.

O secretário Cezar Schirmer chegou a se dizer “absolutamente chocado” com os dados referentes a estupros no Rio Grande do Sul, e prometeu agir para mudar essa situação. A suposta elevação nos casos também foi associada a um eventual aumento no caso de denúncias referentes aos crimes. Nos dados apresentados durante café da manhã com a imprensa, imagens com os dados foram projetadas e distribuídas à imprensa.

Já os registros de assassinatos cresceram 7,2% no último ano em comparação com 2015. No ano passado, foram 2.809 homicídios, a maior taxa da história do Rio Grande do Sul. Os latrocínios aumentaram 14,6%, chegando a 164 casos de roubo seguido de morte.

Já os furtos de veículos caíram no ciclo passado. A redução foi de 4,5% nesse tipo de crime e de 2,9% nos roubos de carro. O secretário Cezar Schirmer creditou os resultados ao sucesso da operação Desmanche.