G1 RS: Bases dos Bombeiros no RS operam em rodízio por falta de efetivo e verba

390

Corte de horas extras provoca fechamento temporário de bases no estado.
Comando da 6ª Região diz que efetivo é 46% do ideal para 62 cidades.

Da RBS TV

Quartéis do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul adotaram sistema de rodízio, como forma de manter o atendimento, por conta dos efeitos da corte de gastos provocados pela crise financeira pela qual passa o estado, além do efetivo afetado pela Operação Golfinho em praias do litoral gaúcho.

A partir de sábado (21), a Região dos Vales deve ficar, por 10 dias, sem uma das novas bases da corporação, na cidade de Estrela, que atende um total de nove municípios. Os 13 servidores que atuam no local já cumpriram a carga horária prevista para o mês, e como não houve complementação de horas extras, as atividades devem ser encerradas. Além disso, para a Operação Golfinho, Estrela cedeu oito bombeiros.

Unidades do Corpo de Bombeiros devem operar
em rodízio (Foto: Reprodução/RBS TV)

A determinação para o fechamento foi do Comando Regional do Corpo de Bombeiros, válida até o dia 30 de janeiro. O atendimento será suprido pelo quartel da cidade de Lajeado, que fica a cerca de 10 quilômetros de distância.

Na semana que vem deve ocorrer um novo fechamento, desta vez, do posto do Corpo de Bombeiros do bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul, que passará a ser atendido pela base da corporação, no centro da cidade, do dia 26 até o final de janeiro.

De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros da 6ª região, a operação acontece, atualmente, com 54% servidores a menos que o necessário. Para atender as 62 cidades seria necessário mais mais que o dobro dos 200 profissionais que atendem a área.