G1 RS: Secretário pede sindicância sobre presos algemados na rua em Canoas

586
Presos ficaram algemados em corrimão de delegacia, na rua, em Canoas (Foto: Reprodução/RBS TV)

Cezar Schirmer fez determinação para Brigada Militar e Polícia Civil.
Dois presos passaram a noite na calçada de uma delegacia da cidade.

Do G1 RS

Uma sindicância deverá ser aberta para apurar as responsabilidades sobre os presos que foram algemados na rua em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre, na madrugada desta quarta-feira (1). Brigada Militar e Polícia Civil receberam essa determinação do secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.

“O secretário julga inadmissível este tipo de conduta por parte de agentes públicos”, diz nota enviada à imprensa pela SSP.

Dois presos foram algemados a um corrimão na calçada da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), onde passaram toda a noite, em função da falta de vagas. Um deles estava no local desde o fim da tarde de terça-feira (31), e o outro chegou durante a madrugada desta quarta, conforme a Polícia Civil.

Pela manhã, já não havia mais presos na rua. A polícia disse à reportagem da RBS TV que eles voltaram a aguardar vagas em presídios dentro de uma viatura estacionada no pátio da delegacia.

Eles tinham condenações por tráfico de drogas e homicídio, estavam foragidos do sistema prisional e foram capturados pela Brigada Militar nas cidades de Guaíba e Sapucaia do Sul, ambas na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Dentro da carceragem havia mais 19 pessoas, além de outros dois presos na sala de triagem. Conforme a polícia, as celas são feitas para abrigar dez presos.

De acordo o delegado Marcos Machado, responsável pela delegacia, os próprios presos protestaram contra a entrada de mais detentos na carceragem.

“Já tem preso com 22 dias lá dentro. Eles não querem mais ninguém lá porque eles não suportam mais nignuém dentro da cela”, comenta o delegado.

A superlotação da Delegacia de Pronto Atendimento de Canoas não é novidade. Na semana passada, 18 presos ocupavam todas as vagas disponíveis, além de dois suspeitos que aguardavam vagas dentro de viaturas da Brigada Militar.

A mesma delegacia já tinha sido alvo de um pedido de providência por parte da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil.

Indagada na semana passada sobre a situação da delegacia em Canoas, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) informou que servidores trabalhavam 24 horas por dias para reduzir o problema de presos que aguardam vagas em delegacias da capital e Região Metropolitana.

O acúmulo dos presos em delegacias foi atribuído pela Susepe à superlotação dos presídios e ao aumento do número de prisões nos últimos 18 meses. O problema deve ser resolvido, conforme o órgão, com a inauguração de centros de triagem.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública também cita a entrega do centro de triagem como uma das soluções para o problema.

“Cabe ressaltar que a SSP/RS vem tomando todas as medidas para minimizar o problema da superlotação das carceragens das delegacias, com a construção dos centros de triagem para presos provisórios. O primeiro centro de triagem a ser inaugurado está localizado em Porto Alegre e a previsão é de que seja concluído e aberto na segunda quinzena de fevereiro”, diz o texto.

Presos algemados ao corrimão da rampa de acesso à delegacia de Canoas (Foto: Paulo Ledur/RBS TV)
Presos dormiram na rua em Canoas (Foto: Paulo Ledur/RBS TV)