Comandante Geral da BM fala sobre inclusão de novos Soldados (ÁUDIO)

Operação Avante será ampliada para Região Metropolitana na próxima semana

Polícia está atenta à migração da criminalidade da Capital para outras cidades

Policiamento foi reforçado em Porto Alegre com profissionais do interior
Foto: Omar Freitas /Agencia RBS

A Brigada Militar deve ampliar a Operação Avante para as demais cidades da Região Metropolitana na próxima semana. É o que afirmou o comandante-geral da corporação, Andreis Dal’Lago, em entrevista nesta sexta-feira (24) ao Gaúcha Atualidade. Dal’Lago disse que a corporação está atenta à possível migração da criminalidade a outras regiões, após o reforço do policiamento em Porto Alegre, que passou a contar com mais agentes vindos do interior do Estado.

“Estamos analisando a área metropolitana para ver se não vai haver migração da criminalidade, porque isso vai acontecer uma hora. Então, faremos operações na região para evitar que indivíduos se desloquem para Alvorada, Canoas, Novo Hamburgo”, afirmou o comandante.

A Capital conta hoje, além do efetivo normal, com o reforço de 350 agentes do interior do Estado. O contingente se soma a outros 250 alunos soldados, que atuam nos finais de semana, e a 200 homens da Força Nacional. Por outro lado, cidades do Vale do Sinos afirmam que houve aumento da criminalidade neste ano. Dal’Lago voltou a negar que a retirada de agentes do interior tenha ampliado a insegurança.

“Não temos identificado nenhum índice nesse de aumento de criminalidade nesse municípios”, afirmou.

A terceira fase da Operação Avante foi lançada no último dia 15 e visa o combate a homicídios, latrocínios e roubos de veículos.

Concursados
O coronel também comentou sobre o chamamento de concursados do mais recente concurso da Brigada Militar. Dal’Lago lembrou que há 1.060 alunos já em processo de formação, que deverão ir para as ruas em julho. Já os demais 530 deverão sem chamados no “curtíssimo prazo”.

“A inclusão desses candidatos faz parte de medidas que estão sendo tomadas. No curtíssimo prazo, em breve, o governador José Ivo Sartori fará a divulgação”, garantiu o coronel.

GAÚCHA