BM usa “Caveirão” em áreas conflagradas pelo tráfico de drogas na Capital

584
Caveirão é equipado com um canhão com potente jato de água, com reservatório para 4 mil litros | Foto: Brigada Militar / Divulgação

Ação já ocorre na Vila Maria da Conceição

A Brigada Militar ganhou reforço para reprimir a criminalidade e conter os confrontos e mortes entre facções rivais, sobretudo em áreas conflagradas pelo tráfico de drogas, em Porto Alegre. A ação já ocorre na vila Maria da Conceição. Sob coordenação do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da BM, a chamada Operação Integrada envolve os efetivos do 19º BPM, do 1º Batalhão de Operações Especiais e Batalhão de Aviação da BM. Um dos destaques é a atuação do “Caveirão”, um veículo modelo ST Combat, totalmente blindado e gradeado. Ele é usado para acompanhar as incursões da tropa pelas ruas, becos e vielas, servindo de referência e impondo temor à criminalidade.

Com capacidade para 21 policiais militares, o Caveirão é equipado com um canhão com jato de água potente, com reservatório para 4 mil litros e cujo alcance do lançamento, sob alta pressão, chega a 60 metros de distância. Dispõe ainda de equipamento de monitoramento por câmeras e até um limpa-trilho para desobstrução de vias, além de contar com escotilhas que permitem efetuar tiros em caso de embate.

Fabricado pela Steel Truck Indústria e Comércio, de Itaquaquecetuba, São Paulo, o ST Combat é capaz de suportar tiros de fuzil. Ele pesa 20 toneladas e o motor é de 400 cavalos de potência, atingindo uma velocidade de até 120 km/h. Com portas laterais e na traseira, o veículo ainda conta com ar-condicionado.

Fonte:Correio do Povo