ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Destaque Sartori anuncia acordo para congelar salários de servidores de todos os poderes em 2018

Sartori anuncia acordo para congelar salários de servidores de todos os poderes em 2018

0
Sartori anuncia acordo para congelar salários de servidores de todos os poderes em 2018

Já adotada em anos anteriores, medida abrangia apenas o Executivo

Por: Mateus Ferraz ZERO HORA

Assim como nos últimos dois anos, os salários dos servidores gaúchos ficarão congelados em 2018. A novidade é que a medida vai atingir também os vencimentos dos trabalhadores dos poderes Judiciário e Legislativo, além do Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública. Nesta quarta-feira (10), o governador José Ivo Sartori anunciou um acordo entre as instituições.

– Isso foi construído de forma dialogada. Eu acredito que esse seja um momento histórico – relatou Sartori.

De acordo com o acerto, o reajuste previsto nos valores destinados ao pagamento de servidores será de 3%, o que é suficiente para honrar avanços de carreira e aumentos previstos em lei. Já para o custeio dos órgãos não será liberado nenhum valor a mais do que em 2017.

Os números serão oficializados na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano, que será encaminhada para a Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (15), prazo máximo previsto em lei. Por sua vez, o Parlamento terá dois meses para a aprovação.

Em 2017, o congelamento ficou restrito aos servidores do Executivo. O governador Sartori tentou conter aumentos salariais em todos os poderes e instituições, mas a decisão foi derrubada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pelo Ministério Público Estadual, que alegou não ter sido consultado sobre a medida.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here