ZERO HORA: Onze viaturas são usadas para custodiar presos na Capital

Veículos parados estavam com 26 presos na manhã deste sábado junto ao albergue Padre Pio Buck

Por: Paulo Rocha

O albergue Padre Pio Buck, em Porto Alegre, amanheceu neste sábado (1º) com 11 viaturas da Brigada Militar (BM) estacionadas no pátio. Segundo agentes da BM, os veículos, que ficaram impedidos de fazer patrulhamento na Capital, eram usados para custodiar 26 detentos que não têm vaga nos presídios.

Entre as viaturas paradas estavam, além da BM, uma da Polícia Rodoviária Federal e duas da Guarda Nacional.

Segundo a Susepe, algumas vagas no sistema prisional devem ser liberadas ainda neste sábado, permitindo a transferência de parte dos presos. A prioridade deve ser dada aos homens que estão nas viaturas.

Anunciado como uma solução para a falta de lugares para manter presos provisórios, o albergue Padre Pio Buck, em Porto Alegre, já sofre com a superlotação.

A unidade passou a receber presos em substituição ao ônibus Trovão Azul, desativado no mês passado. Com capacidade para 45 presos provisórios, o alojamento do Pio Buck foi rapidamente ocupado e, agora, já reproduz o cenário de presos mantidos em viaturas.

No alojamento do albergue, o preso provisório há mais tempo no aguardo de transferência para um presídio está lá há 26 dias.