Policiais Militares são homenageados pela Brigada Militar em São Gabriel por ato de bravura.

Policiais Militares foram homenageados pelo comando

O Comando da Brigada Militar de São Gabriel realizou na manhã de hoje (08/03), durante formatura mensal, uma solenidade em homenagem a cinco Policiais Militares responsáveis pelo salvamento de duas pessoas. As ocorrências relacionadas a casos de afogamento aconteceram em maio e outubro de 2016. O ato aconteceu na sede do 4º Esquadrão de Polícia Montada, no Bairro Progresso, zona sul da cidade. Foram homenageados os PMs Evaldo Obaldia Guedes, Cesário de Figueró Oliveira, Jonatas Santos Oliveira, Bruno Machado Macedo e Leonardo Soares da Silveira.
Conforme Sindicância e avaliação de uma Comissão, os PMs Evaldo, Cesário e Jonatas foram condecorados por Ato de Bravura. Evaldo – que teria pulado no rio e retirado a vítima da água – foi promovido ao posto de 2º Sargento e assumirá o comando do Posto da Brigada Militar de Santa Margarida do Sul.
Os soldados Leonardo e Bruno, que se destacaram em outra ocorrência de salvamento, foram homenageados pelo comando, mas o processo deles ainda não está em andamento. A tendência é que também sejam condecorados pelo Governo do Estado.
O evento teve a participação do Coronel José Nilo Correa Alves, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Fronteira Oeste; do Tenente Coronel Antônio Felipe Zinga Júnior, responsável pelo comando do 2º Regimento de Polícia Montada; do Capitão Magno Almeida de Siqueira, responsável pelo comando do 4º Esquadrão de Polícia Montada de São Gabriel; dos tenentes César Augusto Silveira Hartmann e Adriano Veras.
O 1º Sargento Diego Nunes Freitas entregou uma placa ao PM Evaldo em nome dos colegas da PATAMO, unidade que o policial integrou quando atuava em São Gabriel. Os PMs Cesário, Bruno, Jonatas e Leonardo receberam diplomas, referente a concessão da Medalha Estrela de Reconhecimento, no Grau Estrela de Prata, destinada a distinguir Policiais Militares que, no exercício de suas funções, tenham se destacado pela bravura em ação.
O Coronel José Nilo Correa Alves, comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Fronteira Oeste, destacou o evento realizado em São Gabriel. “´É uma alegria participar de um evento como esse, onde é reconhecido o trabalho de uma guarnição da Brigada Militar. Um evento tão importante, que resultou no salvamento de uma vida. É justo que os policiais, que se destacam em situações como essa, sejam reconhecidos pelo comando e pelo governador do Estado”, finalizou.

ENTENDA (Reprodução das reportagens)
Em maio de 2016
POLICIAIS MILITARES EVITAM SUICÍDIO NA PONTE DO PASSO DO PINTO.
Uma equipe de Patamo evitou que uma mulher morresse na madrugada deste domingo (29/05). Segundo os policiais, a ocorrência de tentativa de suicídio aconteceu na ponte do Passo do Pinto, Bairro Santa Brígida – zona sul de São Gabriel. Uma mulher, supostamente com depressão, acabou de jogando na água. “Um veículo estava abandonado. Ao chegar no local, avistamos um vulto se jogando do barranco na água. O Evaldo prontamente se jogou na água, conseguindo resgatar a senhora, que já estava desacordada e submersa nas águas escuras e frias em uma temperatura de 10°C, enquanto eu e meu colega Cezário buscávamos galhos para ajudar no resgate em meio a escuridão”, conta o policial Jonatas Silveira.
Segundo ele, o policial e a vítima engoliram muita água e tiveram que ser encaminhados para o Pronto Atebdimento 24H.
“Deixamos o serviço, hoje, com um sentimento de dever cumprido e sabendo que uma família estará em casa, completa, junto com sua mãe, que Deus ajude esta senhora”, comentou.
O policial Evaldo – que pulou fardado – sofreu um choque térmico, teve hipotermia e ficou hospitalizado em observação. A vítima também está bem e em observação.

Em outubro de 2016
JOVEM PULA DA PONTE DO PASSO DO PINTO E É SALVO DA MORTE POR POLICIAIS MILITARES.
Um homem foi salvo da morte no começo da manhã desta quarta-feira (19/10) na zona sul de São Gabriel. O jovem Dênis Flores Dorneles, de 19 anos, pulou da ponte do Passo do Pinto, no Bairro Santa Brígida, e ficou desacordado por cerca de 5 minutos preso em galhos de árvores. Três integrantes de uma Guarnição da PATAMO fizeram uma corrente humana e conseguiram chegar até o local onde estava o jovem. Naquela região, por causa da chuva intensa, o Rio Vacacaí está cerca de 1 metro acima do normal. A água já toma conta dos campos que ficam em volta da ponte.
O 1º Sargento Diego disse que a Unidade foi acionada por volta de 7 horas por uma pessoa que viu o Dorneles pular no rio. “Ele teve muita sorte. Depois que pulou no rio e ficou desacordado, ele acabou boiando e ficando preso nas árvores. Isso nos deu tempo de agir… mas com certeza a determinação e coragem dos colegas (Cezario de Figueiró Oliveira, Bruno Machado Macedo e Leonardo Soares da Silveira) foram determinantes para que a vida dele fosse salva”, comentou responsável pela Guarnição da PATAMO.
O jovem foi encaminhado para o Pronto Atendimento do Hospital de Santa Casa de Caridade onde ficou em observação. Os policiais também foram socorridos e mantidos em observação no PA. Dorneles deveria ter ido, de manhã, para o trabalho. Ele reside na Rua 7 de Setembro, no Bairro Andrade, na zona norte da cidade.
Foi o segundo caso de salvamento feito por uma equipe da PATAMO em cerca de 5 meses. Nos dois casos o soldado Cezario estava presente. No dia 29 de maio deste ano, os integrantes da PATAMO impediram que uma mulher morresse afogada. A ocorrência de tentativa de suicídio também aconteceu na ponte do Passo do Pinto. Uma mulher, supostamente com depressão, acabou de jogando na água. O socorro foi feito pelos soldados Jonatas Silveira, Cezario de Figueiró Oliveira e Evaldo Obaldia Guedes. Este último teve que ficar hospitalizado.
Ele pulou fardado e sofreu choque térmico, teve hipotermia e permaneceu no Hospital em observação.


Fonte da matéria: https://n1noticia.wordpress.com/2018/03/08/policiais-militares-sao-homenageados-pelo-comando-por-atos-de-bravura/

A Notícia