Quatro policiais militares são promovidos por ato de bravura durante ocorrência em 2016

O governador em exercício, José Paulo Cairoli, destacou a coragem e o serviço prestado pelos brigadianos – Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini

Quatro policiais militares que participaram de uma ocorrência de alta gravidade em 22 de abril de 2016, em frente ao Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, foram promovidos por ato de bravura pela Brigada Militar (BM). A solenidade foi na manhã desta sexta-feira (26), em cerimônia no Palácio Piratini.

O governador em exercício, José Paulo Cairoli, destacou a coragem e o serviço prestado pelos brigadianos: “Quero parabenizar vocês. Saibam que vocês honram a farda que vestem e a corporação à qual pertencem”.

Os policiais já tinham sido condecorados com medalhas após a ocorrência, em 2016, mas agora foram promovidos a graduações mais altas. O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, explicou que o processo é rigoroso e, por isso, costuma demorar. “É uma tramitação bem burocrática. Para que isso aconteça, a ocorrência tem que ter transitado em julgado (quando não cabe mais recurso). Eles respondem a um processo criminal, para que se veja se eles não cometeram crimes nessa ocorrência. E, após o arquivamento dessa ocorrência, é que nós podemos dar andamento no processo de promoção. Ainda assim, essa promoção passou por três avaliações dentro da Brigada Militar porque há muitos pré-requisitos. É um reconhecimento de qualidade e bravura”, detalhou.

Foram promovidos por ato de bravura os seguintes PMs: Alexsandro Jacobowski (que passa de 1º Sargento a 1º Tenente), Luis Carlos Oliveira da Rocha (que passa de 2º Sargento a 1º Sargento) e os soldados Ivan Ceschini Biscaglia e Marcelo Costa e Silva, que passam à patente de 2º Sargento.

Texto: Vanessa Felippe/Secom
Edição: André Malinoski/Secom