Tire suas dúvidas sobre o 13º de servidores via empréstimo no Banrisul

Opção estará disponível a partir desta sexta-feira (14)


Banrisul confirmou abertura dos empréstimos ao funcionalismoAndré Ávila / Agencia RBS

GAÚCHAZH

O Banrisulabrirá, nesta sexta-feira (14), a linha de crédito de antecipação do13º salário de 2018 para os servidores do Poder Executivo do Estado. Quem contratar a operação terá os valores depositados no dia 20 de dezembro, prazo legal para o pagamento do benefício.

Quem pode solicitar o empréstimo bancário para antecipar o 13°?

Conforme a Secretaria Estadual da Fazenda, todos os servidores do Poder Executivo, incluindo ativos, inativos, pensionistas e aqueles vinculados a estatutos próprios, sem distinção entre quem possui ou não ação judicial ou cadastro de inadimplência.

Como o empréstimo pode ser solicitado?

Os clientes podem contratar as operações nas agências do Banrisul, independentemente de sua unidade de relacionamento, e nos canais de autoatendimento (caixas eletrônicos, home banking e aplicativo Banrisul Digital).

O empréstimo é facultativo? 

Sim. Quem optar por não receber o 13º de 2018 por meio de empréstimo bancário terá os valores quitados, parceladamente, em 2019. A indenização pelo atraso será de 1,5% ao mês.

Quem está negativado no Banrisul terá essa possibilidade também? 

O governador José Ivo Sartori sancionou, nesta semana, lei que permite a servidores inadimplentes ou com ação judicial solicitar o adiantamento do benefício.

Em quanto tempo os recursos do empréstimo entram na conta dos servidores? 

A partir desta sexta-feira, o Banrisul coloca a linha de crédito à disposição do funcionalismo, e os valores devem ser depositados em 20 de dezembro. O banco também informa que, entre essa data e 15 de janeiro, o empréstimo poderá ser contratado e liberado no mesmo dia.

Quem fez a portabilidade, recebendo por outro banco, poderá solicitar a antecipação?

Questionado por GaúchaZH, o Banrisul afirmou que “tem solução financeira para todos os clientes, inclusive com empréstimo para os que portaram a folha de pagamento para o mercado”.

Como o custo da operação será cobrado? 

O Estado promete pagar, com cada parcela do 13º salário, uma indenização de 1,5% ao mês sobre o saldo devedor para todos os servidores vinculados ao Poder Executivo, independente de quem buscou ou não a antecipação via rede bancária. Aos servidores que procurarem o empréstimo, a indenização deverá cobrir os custos da operação, garantindo que não haverá prejuízo a eles, diz a Secretaria Estadual da Fazenda.

Fontes: Banrisul e Secretaria Estadual da Fazenda