GAUCHAZH: Afinal, o servidor do RS seguirá tendo acesso ao contracheque no último dia útil do mês?

928

Documento é necessário para funcionários que não recebem em dia mas desejam fazer antecipação dos valores junto ao Banrisul, por meio de empréstimo


Secretário da Fazenda, Cardoso (D) afirma que contracheque será disponibilizado “assim que a folha estiver rodada”Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini/Divulgação

GAUCHAZH

Uma dúvida a respeito do pagamento do funcionalismo tomou conta de uma parcela considerável de servidores públicos estaduais nesta quinta-feira (31), último dia útil do mês e data em que foram depositados os vencimentos para servidores que ganham até R$ 1.100,00.

O ponto se referia à disponibilização do contracheque, que indica ao servidor quanto ele irá receber naquele mês. O documento é importante, indicaram servidores públicos à coluna, para aqueles que não recebem em dia, mas desejam fazer antecipação dos valores junto ao Banrisul, por meio de empréstimo.

Diante da dúvida, o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, garantiu à coluna que haverá disponibilização das informações nos próximos meses, como já era feito durante a gestão de José Ivo Sartori. Ele explicou que questões técnicas acabaram gerando um pequeno atraso na prestação das informações de janeiro, porém, na mesma data (nesta quinta), o documento já foi colocado à disposição do servidor.

— A ideia não é, de maneira alguma, interromper esse procedimento. Neste mês, por conta da virada de exercício e também a questões relacionadas ao teto, a disponibilização dos contracheques acabou não sendo feita na primeira hora. Mas isso certamente será mantido como uma prática — assegurou.

Marco Aurélio Cardoso garantiu que o funcionário do Poder Executivo poderá fazer a consulta normalmente, conforme já era possível executar em meses anteriores. Ele tranquiliza quanto à disponibilização das informações e diz que o governo pretende valorizar a transparência e a comunicação, em se tratando do salário dos servidores:

— Com certeza. No sistema de informação da Fazenda todo mundo poderá fazer a consulta do seu contracheque. As pessoas podem ficar tranquilas: a informação do contracheque será disponibilizada assim que a folha estiver rodada, a cada mês. E o nosso objetivo é aumentar a transparência, a comunicação e auxiliar no planejamento da vida financeiro das pessoas considerando que infelizmente, nesse momento, ainda não é possível pagar todo mundo em dia — explicou.