Agentes de segurança participam de combate ao crime na Serra gaúcha


Foto: Rodrigo Ziebell/SSP

Depois de realizar quatro ações integradas em 34 cidades da Grande Porto Alegre com resultados considerados satisfatórios, o Programa RS Seguro volta-se para municípios da Serra gaúcha. Com mais de 400 agentes, cerca de 150 viaturas e uma aeronave, foi deflagrada na noite de 11 de abril uma operação integrada nos 13 municípios que compõem a Região Metropolitana da Serra: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, São Marcos, Antônio Prado, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Santa Tereza, Ipê, Carlos Barbosa e Monte Belo do Sul.
A ação reuniu efetivos de todas as forças da Segurança Pública Estadual, com servidores de órgão municipais e federais. 

Em 48 barreiras, montadas em áreas com maior incidência de crimes, quase dois mil veículos foram fiscalizados. 232 acabaram autuados e 50 foram recolhidos. Durante a fiscalização integrada, mais de 1200 carros também foram periciados pelo IGP. Os efetivos conjuntos das forças de Segurança Pública do Estado também vistoriam 145 estabelecimentos comerciais. 11 foram interditados. Durante a ofensiva na Serra, mais de meio quilo de droga foi apreendido além de 109 mil reais sem procedência. 3.666 pessoas foram abordadas e identificadas, sendo que 24 acabaram presas, entre flagrantes e mandados de prisão cumpridos. Dois menores também foram apreendidos.
Participaram da operação desta quinta-feira efetivos de Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência dos Serviços Penitenciários  (Susepe), Instituto-Geral de Perícias  (IGP), Guardas Municipais e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“O que vemos aqui é reflete os três pilares do programa RS Seguro: integração, inteligência e investimento qualificado. Começamos com esse modelo de operações em março na Região Metropolitana de Porto Alegre e agora, começando aqui na Serra, vamos expandir pelo Estado. A redução vista no primeiro trimestre em praticamente todos os indicadores de criminalidade, inclusive com os latrocínios no menor número desde que se iniciaram as estatísticas e os homicídios com o menor total da década, mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, na solenidade de lançamento da operação, na sede do 12° Batalhão de Polícia Militar, em Caxias do Sul.