Governo autoriza contratação emergencial no HBM

632

Porto Alegre e Santa Maria receberão os profissionais de saúde. Concurso será aberto em breve.

O governo do Estado autorizou a contratação, em caráter excepcional, de 190 oficiais e praças temporários para integrar o quadro de saúde da BM. A Corporação deve lançar os editais do concurso público nos próximos dias, e a expectativa é que os aprovados, após um período de formação, comecem a atuar entre outubro e novembro deste ano.

Serão chamados 45 profissionais com posto de tenente. Para o HBM da Capital, serão selecionados 16 médicos das especialidades de Medicina Intensiva, Cardiologia, Clínica Médica (medicina interna), Medicina de Urgência ou Cirurgia do Trauma, para atuação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no Pronto Atendimento (PA) do hospital. Completam as vagas de tenente outros 29 enfermeiros, sendo 22 para Porto Alegre e sete para Santa Maria. O concurso ainda irá selecionar 145 técnicos de enfermagem com o posto de soldado, sendo 120 para trabalhar no HBM da Capital e 25 para o hospital da cidade da Região Central do Estado.

Os aprovados serão integrados por meio do Programa de Militares Estaduais de Saúde Temporários na BM. O contrato deve ter duração de dois anos, renováveis por mais dois. A medida atende a necessidade de substituição de terceirizados.


Em 2018, o HBM de Porto Alegre e de Santa Maria atenderam mais de 140 mil pessoas e realizaram cerca de 4 mil internações, 50 mil procedimentos ambulatoriais, 50 mil processos de urgência e pronto-atendimento e 1,5 mil cirurgias, além de exames e outros atendimentos básicos.