Dados da SSP mostram o excelente trabalho da BM no combate ao crime

O efetivo trabalho da Brigada Militar no policiamento das ruas no RS cooperou, fundamentalmente, para que os índices da criminalidade apresentassem queda no primeiro semestre deste ano. Os dados apresentados pela SSP deixam transparente o desempenho de excelência da BM na repressão ao crime. Apesar da falta de pessoal e ameaças aos direitos dos Policiais Militares, o dever daqueles que estão policiando o território gaúcho está sendo cumprido. Assim comprovam os números. Para o presidente da ABAMF, José Clemente; “o Governo do Estado deve reconhecer o valor dos Policiais Militares, colocando o salário em dia, valorizando a carreira e repondo o efetivo”.

Entre janeiro e junho de 2019, aconteceram 962 homicídios no RS. Em comparação com o mesmo periodo de 2018, houve queda de 24%. Os dados fazem parte dos indicadores de criminalidade divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP). Porto Alegre registrou quatro casos de assaltos com morte.

Mas, outros índices da criminalidade também tiveram queda, quando comparados com o primeiro semestre do ano passado: Furtos(-14,9), furtos de veículos 
(-12,5%), os roubos (-9,3%), os ataques a banco (-28%) e os roubos a transporte coletivo (-21%).

Os feminicídios consumados caíram de 55 para 43 casos (-21,8%), enquanto as tentativas baixaram de 194 para 184 ocorrências (-5,2%).  As Patrulhas Maria da Penha da BM atuam em 32 municípios, com cerca de 100 Policiais Militares especialmente capacitados para o atendimento a casos de violência contra a mulher.