Audiência pública debateu situação dos HBMs

928

A ABAMF participou na manhã desta quarta-feira (14/8), da audiência pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente sobre a situação dos hospitais da Brigada Militar e maneiras de assegurar e aprimorar o atendimento aos profissionais da segurança pública. A reunião foi proposta pelo deputado Dr. Thiago (DEM) e aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS.

Dr. Thiago sugeriu encaminhamentos pela ampliação do número de oficiais e praças a serem chamados por processo seletivo já em andamento, elaboração de uma emenda parlamentar em nível federal para buscar a destinação de recursos aos hospitais e a realização de audiência com o IPERGS.

O coordenador do Departamento de Saúde da Brigada Militar, coronel Igor Wolwacs Júnior, apresentou um histórico dos hospitais militares de Porto Alegre e Santa Maria. Descreveu o empenho da Família Brigadiana na construção e manutenção desses estabelecimentos, desde a sua origem, pela doação de materiais e mão de obra. Conforme o coordenador, em 2008, teve início um processo de modernização das unidades em termos de infraestrutura, equipamentos e recursos humano.

Disse, ainda, que pela determinação de se extinguirem os contratos terceirizados, aprovou-se uma lei (Lei 15.115/2018) criando o quadro de oficiais de saúde temporários, com contratos de dois anos, renováveis por mais dois. O processo seletivo, segundo ele, estava na fase de abertura de licitação prevendo a chamada de 45 oficiais e 145 praças. No entanto, estimavam que para atender as necessidades da corporação o número deveria ser de 190 oficiais e 237 praças.

Representando a ABAMF, o diretor de comunicação e TI, Diogo Guerra, defendeu a necessidade dos hospitais da Brigada Militar para atender os brigadianos que, muitas vezes, em hospitais comuns, se veem expostos ao mesmo local de pessoas que confrontaram policiais.

ASSTBM E ABERGS também participaram do debate. Ao final, a deputada Franciane Bayer (PSB) se prontificou a verificar com a irmã, deputada federal Liziane Bayer (PSB/RS), a possibilidade de elaboração de uma emenda para destinar recursos aos hospitais.