Governador Eduardo Leite anuncia novo comandante-geral da Brigada Militar

Coronel Rodrigo Mohr Picon substituirá o coronel Mário Yukio Ikeda | Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini / CP

Coronel Rodrigo Mohr Picon substituirá o coronel Mário Yukio Ikeda

O coronel Rodrigo Mohr Picon será o novo comandante-geral da Brigada Militar (BM). O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo Twitter do governador Eduardo Leite (PSDB). Picon, que atualmente ocupa o cargo de chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), assumirá o lugar do atual comandante, coronel Mário Yukio Ikeda, que anunciou sua aposentadoria após 34 anos de serviços militar.

Picon diz que manterá o foco no combate aos crimes mais graves e pretende ampliar as ações com outros órgãos. “Temos feito ações integradas na região Metropolitana e temos tido bons resultados, agora pretendo estender isso para o interior, seguir trabalhando para dar a sensação de segurança à sociedade.” O coronel também antecipou que deve ampliar o combate ao abigeato, crime comum no interior do estado. A ideia é formar os brigadianos para realizarem rondas nas localidades mais distantes da cidade, com policiais formados no centro de Santana do Livramento.

Um dos motivos apontados para a aposentadoria de Ikeda são as mudanças na previdência aprovadas no Congresso. Mohr diz que já tem uma proposta para evitar que mais brigadianos façam o mesmo pedido, o que causaria redução no efetivo da BM. “Vamos propor a criação de cursos para segundo sargento e primeiro tenente, assim aquele policial que está há mais de 30 anos no serviço poderão avançar mais na carreira, ao invés de pedir a aposentadoria para ganhar uma promoção.” Com os cursos de carreira, o novo comandante-geral da BM acredita que conseguirá impedir uma redução drástica no efetivo. “Não queremos a saída desses profissionais experientes e que ainda podem contribuir para o nosso trabalho.”

Eduardo Leite?@EduardoLeite_ · 3h

Escolhi, como novo comandante-geral da Brigada Militar, o atual chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), coronel Rodrigo Mohr Picon. O coronel Mohr assume o cargo no lugar do coronel Mário Ikeda, que se aposenta após ter cumprido quase 35 anos de atividades na BM

View image on Twitter

Eduardo Leite?@EduardoLeite_

Segurança pública é uma das nossas prioridades. Estamos reduzindo índices de criminalidade, mas querendo diminuir ainda mais. O coronel Mohr é um profissional extremamente preparado para dar continuidade a esse trabalho

View image on Twitter

424:41 PM – Nov 4, 2019Twitter Ads info and privacy217 people are talking about this

Quem é o novo comandante

Natural de Porto Alegre, o coronel Mohr ingressou na Brigada Militar em 19 de fevereiro de 1987. Aos 50 anos, já foi comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 19° BPM, e subcomandante do 1° BPM, todos na Capital. Também atuou como diretor-adjunto no Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria da Segurança Pública e no Departamento de Ensino da Brigada Militar. Foi ainda chefe do Estado-Maior do CPC, onde atualmente exercia a função de comandante.