860 aprovados na BM preparam-se para iniciar o curso de soldado

467

As máscaras de proteção contra o coronavírus não impediram de ver a alegria e a expectativa estampadas no rosto dos 860 candidatos aprovados no último concurso para o cargo de soldado da Brigada Militar. Os jovens realizaram, ao longo da última semana, a etapa final do processo seletivo, no Departamento de Ensino (DE) da BM, em Porto Alegre. Nesta manhã, os agora  alunos soldados foram recepcionados nas Escolas de Formação em Porto Alegre, Osório e Montenegro, na Escola de Sargentos em Santa Maria, e em outros três pólos de ensino nos municípios de Rio Pardo, Passo Fundo e Santa Rosa.

Ao longo da semana passada, os futuros soldados entregaram a documentação para fins de sindicância da vida pregressa e o exame toxicológico, em uma estrutura montada no ginásio do DE. No local, reuniram-se cerca de 50 brigadianos dos departamentos Administrativo, de Logística e Patrimônio, de Saúde, de Informática e de Ensino, em uma estrutura montada para acolher os candidatos com segurança em virtude da pandemia.

Policial militar usando face shield de acrílico mede a circunferência da cabeça de uma aluna soldada com uma fita métrica. Ambos também estão usando máscaras.
Servidora do Departamento de Saúde da BM confere documentação entregue por candidato a soldado da Brigada Militar. Os dois estão sentados, um de lado lado de uma mesa. Ambos usam máscaras.
Policial militar entrevista candidato a aluno soldado da BM. Ambos usam máscaras e estão sendo frente a frente, cada um diante de uma mesa de classe escolar, dentro de um ginásio.
Policial militar realiza cadastro de nova aluna soldado da BM em computador sobre uma mesa escolar, frente à qual ele está sentado. Do outro lado da mesa, também sentada, a aluna observa. Ambos estão usando máscara de proteção.
Policial militar mulher opera computador sobre uma mesa escolar diante da qual ela está sentada. Ao lado, outro PM confere documentos. Diante dos dois, do outro lado da mesa, aluno soldado observa. Os três usam máscara de proteção.

De acordo com o major Edi Paulo Garcia de Ávila, chefe da Seção de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento (DA- Dresa), foram observadas todas as orientações respectivas de saúde. “Com distanciamento, o efetivo conferiu toda a documentação e já foi realizado o processo de inclusão dos candidatos no sistema RHE”, relatou o oficial.

O diretor de Ensino da BM, tenente-coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, disse que os novos soldados já concluíram o processo de inclusão e escolheram, de acordo com as vagas disponíveis e classificação, o local onde irão realizar a formação de 1.650 horas-aula. Ele ainda destacou que os polos de ensino foram escolhidos em virtude da excelência que foi atingida na formação recente de turmas de soldados nesses locais.

A candidata Tayner da Silva Garcia vem de família brigadiana – avô sargento, pai tenente e irmão soldado. “Mesmo com formação em Serviço Social, hoje eu realizo um sonho, espero ingressar e seguir carreira”, disse sorrindo com os olhos.

Como já se tornou comum nos últimos concursos, há muitos candidatos de outros estados. Victor Nascimento de Castro, 25 anos, de Belo Horizonte, também destacou a admiração pela Brigada Militar, mesmo não residindo em solo gaúcho. “Vim aqui para dar o meu melhor e ajudar a sociedade”, assegurou o jovem.

Com essa inclusão, a BM cumpre o cronograma apresentado pelo Governo do Estado, sendo esse o primeiro contingente dos três que ingressarão nos próximos anos, somando 1.576 novos servidores. O comandante-geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon, destacou que os novos soldados “terão por missão manter a queda nos indicadores de criminalidade”. “A BM é uma instituição que completará 183 anos e que, em todo este período, se manteve relevante para o povo gaúcho, sendo essa importância um reflexo da formação de seus homens e mulheres”, ressaltou o comandante. O coronel Mohr ainda desejou “boas-vindas aos novos soldados, e que tenham plena realização como policiais militares”, completou.

Texto: sargento Sabrina Ribas/PM5
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP