Batalhão de Aviação da BM entrega comendas comemorativas aos 31 anos

Integrantes do Batalhão de Aviação da Brigada Militar(BAvBM) entregaram dia 21 de setembro, no QGBM, comendas comemorativas aos 31 anos da unidade. A Comenda do BAvBM destaca oficiais, praças da Brigada Militar e pessoas civis, que auxiliam a promover o desenvolvimento da Aviação Brigadiana, bem como reforçar positivamente a imagem desta Unidade Especial, e também aqueles com relevante atuação em atividades aeropoliciais e de segurança operacional.

A história do batalhão começa em 6 de agosto de 1915, quando o então comandante-geral da BM, coronel Affonso Emílio Massot, propôs ao presidente do RS, Borges de Medeiros, a criação de uma escola de aviação. Medeiros não aceitou a ideia, alegando que o assunto era da alçada do Ministério da Guerra. Oito anos depois, o Estado enfrenta o movimento revolucionário de Assis Brasil, e Massot reapresenta o projeto, saindo vitorioso. Em 28 de maio de 1923 é regulamento o serviço de aviação da Brigada Militar.

O primeiro voo aconteceu em 30 de maio de 1923. No mesmo ano, ocorre um acidente fatal. O batalhão deixa de funcionar. só volta a atividade em 22 de setembro de 1989 sob a denominação de GPMA (Grupamento de Polícia Militar Aéreo). Em 14 de Abril de 2010, o Decreto Estadual nº 47.176 cria o Batalhão de Aviação da Brigada Militar.

A ABAMF PARABENIZA TODOS OS INTEGRANTES DO BAvBM