ABAMF DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAUDE MENTAL PARA MILITARES ESTADUAIS

135

Hoje, terça-feira (17/03), o Presidente Estadual da ABAMF, José Clemente, participou de audiência virtual com o Ministério da Saúde, a fim de conhecer as ações do Governo Federal, relacionadas à saúde mental dos Policiais e Bombeiros Militares Estaduais.
A motivação para a audiência está no alarmante número de suicídios ocorridos nos últimos meses. Entre Janeiro, fevereiro e os primeiros dez dias do mês de março de 2021 já ocorreram 05 (cinco) suicídios de Policiais Militares da ativa e 2 (dois) de Policiais Militares da reserva.
Muito embora tenhamos conhecimento das ações do Comando-Geral da Corporação, através, por exemplo, da implementação do Programa ANJOS, entendemos que o Governo Federal deve estar inserido de forma contundente e clara na discussão dessa questão.
Na audiência virtual, o Ministério da Saúde foi representado pela Dra. Mayra Pinheiro e consultores de saúde mental da Secretária Executiva do Ministério.
O Presidente Clemente sugeriu urgência na formulação de Política Pública de Saúde Mental, específica para a Segurança Pública e que envolva a participação do Ministério da Justiça.
É necessário que o Estado Brasileiro olhe com mais atenção às questões relacionadas à saúde mental dos Policiais e Bombeiros Militares e haja a construção urgente de políticas públicas para o cuidado e atenção com a saúde dos homens e das mulheres da segurança pública, disse o Presidente Clemente.
A audiência virtual foi intermediada pelo Deputado Federal Nereu Crispim.