ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Destaque Apesar de déficit, 86 PMs da Região Central reforçam Operação Golfinho no Litoral

Apesar de déficit, 86 PMs da Região Central reforçam Operação Golfinho no Litoral

0
Apesar de déficit, 86 PMs da Região Central reforçam Operação Golfinho no Litoral
Sobre a operação Golfinho, a garantia é de que não haverá redução no policiamento Foto: Leonardo Ribeiro / Especial
Sobre a operação Golfinho, a garantia é de que não haverá redução no policiamento Foto: Leonardo Ribeiro  / Especial
Sobre a operação Golfinho, a garantia é de que não haverá redução no policiamento
Foto: Leonardo Ribeiro / Especial

Comando estuda medidas para amenizar impacto no policiamento do dia a dia

Apesar de os 29 municípios da Região Central enfrentarem um déficit médio de 37% no número de Policiais Militares (PM), o Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) vai enviar 86 para o litoral em função da Operação Golfinho. Há casos em que dois policiais ficam responsáveis pelo policiamento de até quatro municípios.

Conforme o coronel Worney Dellani Mendonça, comandante do CRPO Central, o comando está “debruçado no planejamento da onde serão retirados esses policiais para que o impacto não seja muito grande, que não seja nocivo”. Para o comandante, lidar com a falta desses profissionais será “um grande desafio”.

“É uma dificuldade, lógico, que encontramos. É um desafio, justamente por saber de todas essas dificuldades, adotar outras dinâmicas”, afirma. “Nós aqui do interior que deslocamos efetivos e viaturas, estamos nos preparando a cada dia, a cada momento, para enfrentar essa dificuldade”.

Conforme o comandante-geral da corporação no Estado, coronel Alfeu Freitas, a garantia é de que não haverá redução no policiamento na Operação Golfinho e “se trabalha para que não haja necessidade de diminuir muito o efeito no dia a dia”. Ele afirma, no entanto, que é necessário retirar o efetivo do interior para reforçar o policiamento no litoral durante o verão.

O quadro fica ainda mais grave se avaliada a diminuição do efetivo em 2015. De janeiro até agora, 1,7 mil policiais deixaram a Brigada Militar (BM). A média nos últimos anos era de mil.

GAÚCHA SM