ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Ocorrências Guardas Municipais de Santa Maria receberão armas não letais em até 90 dias

Guardas Municipais de Santa Maria receberão armas não letais em até 90 dias

0
Guardas Municipais de Santa Maria receberão armas não letais em até 90 dias

17555864Aquisição dos equipamentos foi reivindicação dos agentes e exigência da Justiça à prefeitura

Em até 90 dias, os guardas municipais que fazem trabalho ostensivo em Santa Maria devem receber armas não letais para usar durante as atividades. A aquisição dos equipamentos foi motivo de reivindicação de representantes dos agentes e exigência feita pela Justiça à prefeitura.

São dispositivos elétricos incapacitantes, conhecidos como “Spark”. Os equipamentos completam o kit de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dos agentes ostensivos, que também inclui cinto de ação completo, capas de chuva, gandola, camisas e camisetas, spray de pimenta, tonfa (cacetete), coldre, apitos, coturno, bota, cotoveleiras e joelheiras para motociclistas. Ainda integram o kit coletes balísticos e rádios comunicadores digitais.

Além das armas não letais, foram adquiridos cartuchos de dardos energizados. O investimento é de R$ 166,5 mil. A compra foi feita por meio de processo de licitação, do qual foi vencedora a empresa Condor S.A Indústria Química.

Segundo a prefeitura, os dispositivos serão utilizados em ações de segurança à população e ao patrimônio público e privado.

Em 2014, a Justiça havia determinado que os equipamentos fossem adquiridos para a segurança dos Guardas Municipais. A juíza Eloísa Helena Hernandez de Hernandez havia determinado que a Guarda não poderia mais ser usada em serviço externo até que a prefeitura comprasse diversos materiais. A Associação dos Guardas Municipais de Santa Maria e o Executivo chegaram a um acordo judicial.

Atualmente, a Guarda Municipal é composta por 142 agentes que, além das rondas e pontos de atuação diários, fazem a segurança e acompanhamento das atividades do município. Destes, 112 passarão por treinamento e estarão capacitados para utilizar os Sparks. A primeira fase da capacitação será feita em Caxias do Sul. Dois agentes viajam na semana que vem para receber treinamento. A segunda etapa será formalizada em Santa Maria, quando instrutores aplicarão os conhecimentos necessários para uso do dispositivo aos demais agentes.

ZERO HORA