ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Destaque Mais de cem servidores com salário parcelado já denunciaram descontos indevidos pelo Banrisul

Mais de cem servidores com salário parcelado já denunciaram descontos indevidos pelo Banrisul

0
Mais de cem servidores com salário parcelado já denunciaram descontos indevidos pelo Banrisul

Banco diz que cumpre a decisão judicial Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Defensoria Pública entra com petição judicial, na quarta-feira, para que liminar que veda a prática seja respeitada

A Defensoria Pública do Estado (DPE) confirmou já ter recebido mais de 100 denúncias de servidores públicos relatando descontos irregulares supostamente promovidos pelo Banrisul. Uma liminar proíbe o banco de cobrar dívidas referentes a empréstimos concedidos pela instituição até que o funcionalismo receba na íntegra os salários de agosto.

De acordo com o defensor Felipe Kirchner, os casos seguem sendo analisados, um a um. Ele adiantou, porém, que na quarta-feira entra com uma petição judicial para que a liminar seja respeitada. A decisão, do juiz Sílvio Tadeu de Ávila, da 16ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, definiu multa de R$ 1,5 mil por cobrança indevida. Kirchner disse que não quer fazer valer a multa, mas sim a liminar.

Além disso, a ordem judicial estabelece que seja feito o estorno integral dos valores cobrados ou retirados automaticamente das contas bancárias. O banco segue autorizado a descontar valores referentes a convênios com empresas de energia elétrica e TV a cabo, por exemplo.

Fonte:Samantha Klein/Rádio Guaíba