ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Geral Projeto defende que aprovados devem ser nomeados no prazo de validade do concurso

Projeto defende que aprovados devem ser nomeados no prazo de validade do concurso

0
Projeto defende que aprovados devem ser nomeados no prazo de validade do concurso
Foto: Stephanie Gomes
Foto: Stephanie Gomes
Foto: Stephanie Gomes

O deputado Bombeiro Bianchini (PPL) é autor do  PL 88 2015, que dispõe sobre a nomeação de candidatos aprovados em concurso público no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. Os aprovados devem ser nomeados no prazo de validade do concurso.

O presente projeto de lei, argumenta o parlamentar, tem por objetivo normatizar condutas que atualmente os Tribunais Superiores Brasileiros vem firmando posição no sentido de reconhecer que, quando a Administração Pública demonstra a necessidade de preenchimento de vagas em cargos públicos dispostas em edital de abertura do concurso, onde a mera expectativa de direito dos candidatos aprovados – antes condicionada à conveniência e à oportunidade da Administração (Súmula n.º15 do STF) – dá lugar ao direito líquido e certo a nomeação dos candidatos aprovados e classificados dentro do número de vagas oferecidas.

Bianchini salienta que o entendimento do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul é claro e inconteste no sentido de que o candidato aprovado, dentro do número de vagas previstas no edital de abertura do concurso, possui direito subjetivo à nomeação ao cargo para o qual concorreu.

Para o Bombeiro Bianchini, a matéria objeto do presente Projeto de Lei vai garantir maior segurança jurídica para quem realiza concurso público e intenta seguir carreira pública. A ausência de norma regulamentadora da matéria faz com que, muitas vezes, concursos sejam realizados com previsão de inúmeras vagas, sem a nomeação dos classificados, gerando descrédito e indignação aqueles que se preparam para carreiras públicas.

Luiz Osellame – MTE 9500 | Agência de Notícias ALRS