
Desde a manhã desta sexta-feira (12), veículos foram deslocados da Avenida Ipiranga para a Rua Delegado Grant, ao lado do Palácio da Polícia

GAUCHAZH
Desde a manhã desta sexta-feira (12), quem passa pela Avenida Ipiranga não encontra mais viaturas lotadas de presos estacionadas em frente ao Palácio da Polícia. Em comum acordo, Polícia Civil e Brigada Militar decidiram deslocar os veículos — que estão sendo utilizadas para manter os detentos — para a Rua Delegado Grant, que é lateral ao prédio e possui movimento bem inferior ao da Ipiranga.
A medida, segundo a Diretora do Departamento de Polícia Metropolitano, Adriana Regina da Costa, foi tomada para liberar o acesso de pedestres na calçada da avenida, evitar bloqueios de trânsito, como os que vinham ocorrendo, alem de não causar transtornos a pessoas que procuram os serviços da 2° Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (2°DPPA) e da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso, que ficam exatamente no local em que estavam as viaturas.
— Foi uma decisão pensada na população por essas três questões. As viaturas permanecem na rua lateral de maneira temporária até que haja um local definido para abrigar esses presos — disse a delegada.
Durante a tarde, por volta das 14h, a reportagem de GaúchaZH identificou 11 viaturas da Brigada Militar e duas da Guarda Municipal fazendo a custódia de 18 presos na Rua Delegado Grant. Alguns estavam algemados dentro das viaturas e outros, deitados do lado fora. Com frequência, os PMs se revezam para escoltar grupos de três a quatros presos até uma das entradas do Palácio da Polícia, na Avenida Ipiranga. Lá, eles iam ao banheiro e enchiam garrafas plásticas de água.
O trânsito na rua está totalmente bloqueado para veículos. Apenas pedestres conseguem transitar livremente.
A situação de presos aguardando vagas no sistema prisional não se restringe apenas à 2° DPPA, no Palácio da Polícia. A reportagem apurou que em toda a Região Metropolitana, na tarde desta sexta-feira (12), 180 presos esperavam abertura de vagas nos presídios. Eles estavam custodiados em viaturas ou em celas de delegacias.
Sem espaço para todos, homem deita do lado de fora do carro
Marco Favero / Agencia RBSAlgumas pessoas ignoraram as sinalizações e ingressaram no perímetro demarcado pela polícia
Marco Favero / Agencia RBSAo menos 18 presos eram custodiados dentro de carros na Rua Delegado Grant
Marco Favero / Agencia RBSVeículos que deveria servir para patrulhamento virou cela
Marco Favero / Agencia RBSCalçada em frente ao Palácio da Polícia
Marco Favero / Agencia RBSOnze viaturas da Brigada e da Guarda Municipal eram usadas nesta sexta
Marco Favero / Agencia RBSPresos se alimentam dentro da própria viatura policial
Marco Favero / Agencia RBS