ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Segurança Pública BM avalia incluir mais 123 aprovados em concurso para formação de novos soldados

BM avalia incluir mais 123 aprovados em concurso para formação de novos soldados

0
BM avalia incluir mais 123 aprovados em concurso para formação de novos soldados
Reforço apresentado na quarta-feira encerra o número de vagas abertas no concurso de 2014
Foto: André Ávila / Agencia RBS

Depois do chamado de 522 alunos-soldados na última quarta, comando faz levantamento de aprovados que ficaram como suplentes no concurso de 2014. Inclusão dependerá do governador José Ivo Sartori

Por: Eduardo Torres ZERO HORA

A apresentação, na última quarta-feira (21), de 522 novos alunos-soldados — 421 brigadianos e 101 bombeiros — que iniciarão o curso de formação e, a partir do começo de 2018 estarão nas ruas do Rio Grande do Sul encerrou o chamamento dos 1,6 mil novos policiais militares previstos no edital do último concurso feito pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-RS), em 2014. O reforço, porém, manteve a angústia de outros 123 aprovados no concurso — 75 bombeiros e 48 brigadianos —, que ficaram como suplentes na classificação, além das vagas previstas no edital.

— Não há nenhuma obrigação legal de que esses aprovados sejam chamados. O que estava previsto no edital já foi cumprido. Mas compreendemos a situação dos aprovados e a necessidade de reforço da corporação, por isso, a intenção do comando é avaliar a situação — explica o diretor do departamento administrativo da Brigada Militar, coronel José Henrique Gomes Botelho.

Segundo ele, o número de 123 suplentes — alegado por um grupo de concursados — ainda não é confirmado. A intenção da BM é, até segunda-feira (26) ter fechado o número exato de candidatos aprovados e não incluídos nas vagas do edital, e a partir daí encaminhar um pedido ao governador do Estado, José Ivo Sartori, para que os inclua no atual curso de formação. Isso aumentaria o reforço previsto para o início de 2018 nas ruas.

— É uma decisão que cabe ao governo. Se eles não forem chamados, não há nenhum impedimento para que seja lançado um novo edital para concurso — diz o oficial.

Os alunos-soldados apresentados nesta semana vão se somar aos 1.060 soldados que concluem em julho o curso de formação. Atualmente, a Brigada Militar atua com 20 mil PMs, quando o necessário seriam pelo menos 37 mil. O governo do RS condiciona a abertura de um novo concurso público para a Brigada Militar à aprovação do pacote de projetos que modificam a carreira policial na Assembleia Legislativa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here