ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Destaque NOTA PÚBLICA DAS ENTIDADES DA SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL

NOTA PÚBLICA DAS ENTIDADES DA SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL

NOTA PÚBLICA DAS ENTIDADES DA SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL

O Governador Eduardo Leite, mais uma vez, descumpre uma promessa feita aos servidores da segurança pública do nosso estado. Quando da apresentação da sua proposta de reajuste salarial das nossas categorias, o Governador se comprometeu a enviar ao Ministério da Fazenda, um pedido de autorização para antecipar para outubro o pagamento da primeira parcela do reajuste, de 4%, que seria paga somente em janeiro de 2025. Porém, até agora, o Governo Eduardo Leite não fez nenhum movimento nesse sentido. Já estamos no mês de setembro e as informações que temos do Ministério da Fazenda, é de que o governo não chegou nem mesmo a comunicar as suas intenções ao governo federal.

Os servidores da segurança pública têm realizado um trabalho exemplar no combate à violência no Rio Grande do Sul. São sucessivos recordes nas quedas dos índices de criminalidade, que alcançaram os menores patamares da história. Esses mesmos servidores foram fundamentais durante o combate à pandemia do Coronavírus, sendo um dos poucos setores que permaneceram nas ruas, garantindo a segurança da população, mesmo que, para isso, tivessem que arriscar suas vidas. O mesmo aconteceu durante as enchentes de maio, quando todo o contingente das forças de segurança foi para as ruas, enfrentando todos os perigos para resgatar pessoas e salvar vidas.

Diante desse quadro, não encontramos justificativas para tal descaso por parte do governador Eduardo Leite. Ao não se dispor a nem mesmo enviar um simples ofício ao Ministério da Fazenda, que possibilitaria um alívio, por menor que seja, ao histórico arrocho salarial a que estão submetidos os servidores da segurança pública, o governador demonstra a sua real preocupação e apreço pelos policiais do nosso estado. No entanto, o Governador tem que entender que, ao não valorizar os servidores da segurança pública, está colocando em risco a segurança de toda a população do Rio Grande do Sul. O que pedimos é apenas respeito e que o Governador cumpra com o prometido, enviando ao Governo Federal o pedido de antecipação de pagamento da primeira parcela do nosso reajuste salarial, que já foi aprovado pela Assembleia Legislativa.