“Defendo a PEC 300 com o Fundo Nacional de Segurança Pública- FNSP”. Com essa frase, o atual deputado federal e candidato ao Senado, Beto Albuquerque(PSB), iniciou a visita a ABAMF, na manhã de 30 de junho. O político, que mantém ótima relação com a associação, começou a busca pelos votos para se tornar senador e iniciar um novo desafio: usar a experiência política para dialogar, buscando impulsionar a reforma política e tributária, a renegociação da divida do RS, que é a maior entre os estados brasileiros, e cooperar na aprovação do FNSP e da PEC 300.
Acompanhado pelo deputado Miki Breier, Beto Albuquerque foi recebido pelo presidente da ABAMF e ouviu logo no começo da conversa o agradecimento dos policiais e bombeiros militares. Isto, porque o candidato ao Senado foi um dos responsáveis pela aprovação em primeiro turno da PEC 300. Leonel Lucas lembrou que faltava uma assinatura para a proposta entrar na pauta. “bastou um telefonema pela manhã e o deputado, que estava viajando, retornou e assinou o documento”.
Durante a conversa foi rememorado, ainda, a contribuição de Beto Albuquerque para que brigadianos pudessem viajar gratuitamente nos ônibus intermunicipais. “Era somente um assento, passou a ser dois. Além disso, foi possibilitada a marcação antecipada do bilhete, inclusive para linhas diretas, o que antes não era possível. Isto aconteceu quando Beto Albuquerque foi secretário dos transportes do RS, em 2001”, recordou o presidente da ABAMF.
O político afirmou que certamente se reelegeria como deputado federal, mas encarou o desafio de conquistar a vaga ao Senado para não ficar acomodado. Como aliada, tem a experiência de dois mandados como deputado estadual e quatro como deputado federal. Mas, vai concorrer pela primeira vez para ser senador.
Uma das ações recentes mais importantes de Beto Albuquerque, direcionada à segurança pública, foi o encaminhamento de duas emendas – já aprovadas, que possibilitam a aquisição de dois caminhões plataforma para o Corpo de Bombeiros. Um ficará na Capital Gaúcha. O outro, será destinado à região de Passo Fundo. Somente quatro estados brasileiro já dispõe desse tipo de viatura de combate a incêndio – PE, DF, RJ, SP. O valor das emendas alcançam R$ 4,5 milhões e o estado entra com apenas 20% dos recursos financeiros necessários.
O presidente da ABAMF desejou sucesso na eleição e ressaltou: ” Os policiais e bombeiros contam com o seu empenho pela aprovação do FNSP, PEC 300 e também pela aplicação do ciclo completo da polícia. Beto Albuquerque imediatamente reconheceu a questão. ” É verdade, enquanto os PMs ficam horas nas delegacias para registrar uma ocorrência, a população fica com menos segurança nas ruas”.
Paulo Rogério N. da Silva
Jornalista ABAMF – MTb 7355/RS