Brigadiano de Santa Cruz do Sul é o PM padrão 2014

Roque Alexandre Soares Maia é considerado o policial mais bem preparado do Estado
Roque Alexandre Soares Maia é considerado o policial mais bem preparado do Estado/ Foto: Divulgação BM

O soldado Roque Alexandre Soares Maia, de 33 anos conquistou o Prêmio PM Padrão de 2014, e trouxe para Santa Cruz o título de melhor do Estado

Um policial de Santa Cruz foi o grande vencedor de uma competição da Brigada Militar que elege todos os anos os melhores policiais do Estado. Voltado para aqueles PMs que trabalham com o policiamento ostensivo, o Prêmio PM Padrão, é a mais alta condecoração que um soldado da área pode almejar, e em 2014, o soldado Roque Alexandre Soares Maia, de 33 anos trouxe o prêmio para Santa Cruz do Sul. E o melhor de tudo, pela segunda vez.
Em 2011 Roque já havia participado das provas e já havia conquistado o prêmio, e assim como naquele ano, nessa edição, que aconteceu na semana passada, foram realizadas três provas. Uma teórica, que avalia a parte intelectual do policial, com questões sobre direito, normas internas, procedimentos de polícia, entre outros quesitos. Um exame físico e uma prova de técnica de tiro policial que avalia desde a ação, a desenvoltura durante a abordagem até a técnica ao atirar do policial. Em cada uma das etapas o policial precisa alcançar uma média mínima de 8 pontos . E foi o que aconteceu com Roque.
No entanto, para chegar lá Roque teve que ser indicado pelo comandante de sua companhia, o Capitão Hélcio Gaira, para participar da competição em nível regional. Aqui, ele passou pelas mesmas provas disputando com cerca de outros 10 policiais. Teve as melhores notas e foi para a Academia de Policia Militar em Porto Alegre, onde disputou com cerca de 25 policiais vindos de todo o Estado. E o resultado foi novamente as melhores médias.
De acordo com Roque, a felicidade é muito grande. “Ter sido indicado pelo comandante já foi muito satisfatório, porque mostra que ele está satisfeito com o meu trabalho, com a minha dedicação à Brigada Militar. Mas receber o prêmio, pela primeira vez, e agora, pela segunda vez também, confirma o reconhecimento da Unidade, do Batalhão”, manifestou ele.
Para o comandante da 1ª e 2ª Companhia da BM, Hélcio Gaira, esse prêmio tem um importância muito grande para a BM de Santa Cruz e também para a comunidade. “Nós ficamos muito orgulhosos, porque esse prêmio mostra o trabalho que é realizado em Santa Cruz do Sul, e para comunidade isso é muito importante também, porque a população fica segura que esse é o nível dos policiais da cidade. Porque o Roque foi nos representando, mas com certeza nos temos muitos policiais assim, e é assim que nós queremos que todos os soldados sejam”, comentou Gaira.

Homenagem

O soldado Roque será homenageado na presença de toda a tropa do 23º Batalhão de Policia Militar (BPM) na próxima sexta-feira, 21 de novembro. A condecoração acontecerá durante a solenidade alusiva aos 177 anos da Brigada Militar, que vai acontecer às 9 horas na sede do 23º Batalhão de Policia Militar (BPM), na rua 28 de outubro, 143, ou em caso de mau tempo, no Pavilhão Central da Oktoberfest.

As palavras do PM Padrão 2011 e 2014

“Estou muito feliz com o prêmio,  e considero essa conquista como sendo de todo o Comando Regional do Vale do Rio Pardo e Sociedade santa-cruzense, pois com o título de PM Padrão Estadual, demonstra-se que em nossa região temos policiais qualificados, que frequentemente estão buscando o conhecimento e aperfeiçoando seu trabalho, bem como sempre procurando melhor atender a todos”.
– Soldado Roque Alexandre Soares Maia

Luana Ciecelski
luana@riovalejornal.com.br