Regional ABAMF Caxias do Sul e Comando do CRPO Serra foram ouvidos na Câmara Municipal

Brigadianos foram ouvidos na CM de Caxias do Sul
Brigadianos foram ouvidos na CM de Caxias do Sul

O presidente da Regional ABAMF, Caxias do Sul, André Garcia,  e o comandante do CRPO Serra, coronel Leonel da Silva Bueno, foram ouvidos, dia 10 de novembro, na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Municipal da cidade serrana.  O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Lúcio Henrique Alencastro, acompanhou a reunião. O motivo é o encaminhamento do projeto que isentará de pagamento nos ônibus os brigadianos,  com traje civil.

Garcia lembrou que em Pelotas a determinação já existe há três anos. “Queremos ter mais segurança e que ela seja estendida às pessoas. Se o ônibus for assaltado, o PM à paisana poderá descer do veículo e repassar, rapidamente, todas as informações ao 190, ampliando as possibilidades de identificação e de prisão”, explicou.

Já, o comandante do CRPO/Serra destacou que a isenção já existe e a possibilidade de o PM poder utilizar o ônibus à paisana não traria mais custos às concessionárias do serviço. “Os tempos mudaram. Um PM, antes visto como um sinal de respeito no interior do coletivo, agora, se torna uma ameaça e alvo preferencial dos assaltantes”, esclareceu.

O vereador-presidente da comissão disse que o assunto seria encaminhado aos demais vereadores. Mauro Pereira colocou-se à disposição da categoria, para buscar soluções à questão. Os vereadores Daniel Guerra/PRB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Neri, O Carteiro/SD e Raimundo Bampi/PSB manifestaram-se em apoio à proposta dos brigadianos. A comissão foi totalmente favorável à demanda.

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF