O vereadores de Viamão aprovaram, por unanimidade, na tarde de 16 de dezembro, o projeto-de-lei 165/14, do vereador Silvio Streit(Guguzinho/PTB), que estabelece a gratuidade nos ônibus municipais para brigadianos, mesmo em traje civil. A identificação deve ser feita através da carteira funcional. O diretor da ABAMF, Jairo Rosa, o diretor da ASSTBM, Dagoberto Valtemann, além do comandante do 18º BPM, tenente-coronel Giusti, e praças do batalhão acompanharam a votação.
Antes do projeto chegar ao plenário houve um amplo debate. Jairo encontrou-se com o autor da proposta, que alertou haver uma emenda ao texto original. A intenção, que partiu do vereador Zé Elias(Partido Solidariedade), era contemplar também os guardas municipais. O representante da ABAMF conversou com o vereador que retirou a proposta, mantendo o texto original.
O vereador Dilamar de Jesus Silva em conversa com Jairo esclareceu que o texto seria aprovado, mas contemplava somente policiais militares, deixando os bombeiros fora. Como solução foi votada uma emenda definindo que a isenção é válida para policiais e bombeiros militares.
Enquanto as conversas aconteciam integrantes do 18º BPM mostravam mensagem enviada aos brigadianos informando que o projeto não entraria na pauta do dia. Não era verdade. Uma articulação rápida fez com que o comandante o 18º BPM fosse até a Câmara de Vereadores com vários praças. Eles aplaudiram os parlamentares após a aprovação da proposição.
Jairo e o tenente-coronel Giusti ocuparam a tribuna. O primeiro lembrou que a segurança pública também passa pelas ações dos vereadores. Já, o segundo, destacou que não está fácil ser policial, mas a motivação para o trabalho são os cidadãos de bem. “Nos perguntaram quando nós estamos de serviço. Nós estamos sempre de serviço”, disse o oficial.
O presidente do Legislativo, Eraldo Antônio Almeida Roggia, ressaltou que um projeto que concedia a isenção da passagem aos brigadianos em traje civil havia sido rejeitado há alguns anos, mas o assassinato do soldado Ricardo em um ônibus alertou para o risco a que estão expostos os agentes da segurança pública.
A atitude do autor do projeto, Silvio Streit, antes da votação foi louvável. Para convencer os colegas do parlamento, disse: ” não votem por mim ou por vocês, votem pelos brigadianos”.
O projeto deve será encaminhado para sanção do prefeito Valdir Bonatto.
Paulo Rogerio N. da Silva
Jornalista ABAMF