ABAMF DOS SERVIDORES DA BRIGADA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO RS

Home Destaque Vereadores de Viamão aprovam gratuidade em ônibus, sem a farda

Vereadores de Viamão aprovam gratuidade em ônibus, sem a farda

0
Vereadores de Viamão aprovam gratuidade em ônibus, sem a farda
Jairo, ao lado de Silvio Streit(d) debate com projeto com vereadores
Jairo, ao lado de Silvio Streit(d) debate com projeto com vereadores
Jairo, ao lado de Silvio Streit(d) debate com projeto com vereadores

O vereadores de Viamão aprovaram, por unanimidade, na tarde de 16 de dezembro, o projeto-de-lei 165/14, do vereador Silvio Streit(Guguzinho/PTB), que estabelece a gratuidade nos ônibus municipais para brigadianos, mesmo em traje civil. A identificação deve ser feita através da carteira funcional. O diretor da ABAMF, Jairo Rosa, o diretor da ASSTBM, Dagoberto Valtemann, além do comandante do 18º BPM, tenente-coronel Giusti, e praças do batalhão acompanharam a votação.

Antes do projeto chegar ao plenário houve um amplo debate. Jairo encontrou-se com o autor da proposta, que alertou haver uma emenda ao texto original. A intenção, que partiu do vereador Zé Elias(Partido Solidariedade),  era contemplar também os guardas municipais. O representante da ABAMF conversou com o vereador que retirou a proposta, mantendo o texto original.

O vereador Dilamar de Jesus Silva em conversa com Jairo esclareceu que o texto seria aprovado, mas contemplava somente policiais militares, deixando os bombeiros fora. Como solução foi votada uma emenda definindo que a isenção é válida para policiais e bombeiros militares.

Representantes da ABAMF e ASSTBM com brigadiano em frente a Câmara de Vereadores, antes do início da sessão
Representantes da ABAMF e ASSTBM com brigadiano, em frente a Câmara de Vereadores, antes do início da sessão

Enquanto as conversas aconteciam integrantes do 18º BPM mostravam mensagem enviada aos brigadianos informando que o projeto não entraria na pauta do dia. Não era verdade. Uma articulação rápida fez com que o comandante o 18º BPM fosse até a Câmara de Vereadores com vários praças. Eles aplaudiram os parlamentares após a aprovação da proposição.

Comandante do 18º BPM falou sobre o trabalho árduo dos PMs
Comandante do 18º BPM falou sobre o trabalho árduo dos PMs

Jairo e o tenente-coronel Giusti ocuparam a tribuna. O primeiro lembrou que a segurança pública também passa pelas ações dos vereadores. Já, o segundo, destacou que não está fácil ser policial, mas a motivação para o trabalho são os cidadãos de bem. “Nos perguntaram quando nós estamos de serviço. Nós estamos sempre de serviço”, disse o oficial.

Jairo lembrou que a segurança pública passa pelos vereadores
Jairo lembrou que a segurança pública passa pelos vereadores

O presidente do Legislativo, Eraldo Antônio Almeida Roggia, ressaltou que um projeto que concedia a isenção da passagem aos brigadianos em traje civil havia sido rejeitado há alguns anos, mas o assassinato do soldado Ricardo em um ônibus alertou para o risco a que estão expostos os agentes da segurança pública.

No final, ABAMF, ASSTBM e brigaidanos comemoraram aprovação
No final, ABAMF, ASSTBM e brigadianos comemoraram aprovação

A atitude do autor do projeto, Silvio Streit, antes da votação foi louvável. Para convencer os colegas do parlamento, disse: ” não votem por mim ou por vocês, votem pelos brigadianos”.

O projeto deve será encaminhado para  sanção do prefeito Valdir Bonatto.

Paulo Rogerio N. da Silva

Jornalista ABAMF