Com garantia de pagamento de horas extras, posto dos Bombeiros é reaberto no bairro Mathias Velho, em Canoas

280
Quartel no Bairro Mathias Velho amanheceu fechado nesta sexta-feira Foto: Paulo Rocha / Agência RBS
Quartel no Bairro Mathias Velho amanheceu fechado nesta sexta-feira
Foto: Paulo Rocha / Agência RBS

Unidade ficou 24 horas fechada em função do corte de horas extras. Na próxima semana, outros postos também vão amanhecer com as portas fechadas na região Metropolitana

A unidade do Corpo de Bombeiros do bairro Mathias Velho, em Canoas, foi reaberto na noite passada após ter ficado 24 horas fechado em função da falta de efetivo. O quartel não abriu as portas em função do corte no pagamento de horas extras por parte do governo Sartori. Porém, o major Márcio Uberti Moreira, garantiu que as horas serão pagas retomando assim os trabalhos no Mathias Velho. A chancela foi dada pelo comandante dos Bombeiros, coronel Evilton Pereira Diaz. O total de atendimentos não realizados durante o período não foi revelado.

Ainda na sexta-feira, o comandante Diaz advertiu que parte das unidades da região Metropolitana devem amanhecer na segunda-feira com as portas fechadas, caso outros horas extras não sejam liberadas. Na região de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada, os trabalhos devem funcionar por meio de rodízio. Duas serão fechadas por dia, liberando apenas uma para atender as três cidades.

Na próxima semana, também serão fechadas unidades em cidades que possuem mais de um quartel, como Pelotas, Rio Grande e Santa Cruz do Sul. “Nós vamos, primeiramente, fechar as sedes administrativas e de prevenção para tentar manter o mínimo dos serviços de combate a incêndio da população”, explica Diaz.

Em média, o governo paga 70 mil horas extras por mês aos bombeiros para suprir a carência de efetivo. A carga horária de um bombeiro é de 40 horas semanais. Com as horas extras, até 70 horas de trabalho são realizadas pelo efetivo. Hoje, o déficit é de 45% na corporação. O comandante informou que há hoje 2.685 policiais nos 104 quartéis, contra um ideal de 4.450.

Fonte:Rádio Guaíba