Coronel Freitas toma posse como comandante-geral da BM

Coronel Freitas
Coronel Freitas

Ocorreu na manhã de 9 de janeiro a passagem de comando na Brigada Militar. Representantes das policias civis e federal estiveram presentes, assim como, do Exército, Marinha e Aeronáutica. O governador José Ivo Sartori acompanhou toda a solenidade, juntamente com o secretário de segurança pública, Wantuir Jacini, representantes do poder Legislativo e Judiciário, e o arcebispo da Região Metropolitana Dom Jaime Spengler, na Academia de Polícia Militar de Porto Alegre -APM. O presidente da ABAMF e diretores também prestigiaram o acontecimento.

Antes de passar o comando, coronel Silanus, desejou sorte para coronel Freitas e lembrou: ” Temos uma boa polícia, mas os projetos que estão tramitando visam tolher a atuação dos policiais, quando deveriam reforçar a ação das polícias”. Disse, também, que se os índices de criminalidade são elevados, não é por falta de esforço dos brigadianos, destacando a falta de efetivo e o trabalho bem sucedido durante a copa do mundo. Ressaltou, ainda, a importância dos membros da Reserva Altiva, que ajudaram a manter a Brigada Militar(BM) com confiabilidade junto a população.

Img_n54816

Já coronel Freitas foi sucinto; Agradeceu a presença de familiares e autoridades e representantes de Viamão, onde é cidadão honorário. Reforçou que há muito trabalho a ser feito para manter e qualificar e aperfeiçoar a BM. Encerrou lembrando o evangelho: “Eu tenho Deus em todas as andanças”.

O secretário Wantuir Jacini afirmou que, ” a violência social é a base da violência criminal”. E, reconheceu que é necessário evoluir e estar em constante aperfeiçoamento na segurança pública.

O governador José Ivo Sartori, declarou: “Vamos ter muito cuidado com as cedências, inclusive na fCasa Militar”. Desejou sorte ao coronel Freitas, dizendo que o comandante não foi escolhido por ser natural de Caxias do Sul, mas pelas qualificações. Mas no final, causou uma certa apreensão ao afirmar; “É necessário fazer muito com o pouco que se tem”.

Img_n54815

Fotos: Luciano Evangelista e Robson Alves – PM5/BM

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF