Audiência pública em Santa Maria pede nomeação de concursados da segurança pública

st mariaFoi realizada dia 25 de março, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, audiência pública para debater a situação dos aprovados nos concursos da segurança pública em 2014. Mais uma vez foi solicitada a inclusão dos aptos imediatamente para reduzir a sensação de insegurança que toma conta das cidades no RS. A Câmara de Vereadores, através da Comissão de Direitos Humanos, buscará interceder junto ao governo estadual para que os concursados sejam, de fato, nomeados.

O presidente estadual da ABAMF, Leonel Lucas, acompanhou a reunião, na região central do estado,  juntamente com o presidente da Regional Santa Maria, João Corrêa. Dezenas de jovens, aprovados no concurso de soldado da BM participaram do encontro.

Diversas audiência públicas já foram realizadas pelas Câmara de Vereadores das cidades gaúchas. A Assembleia Legislativa também debateu o assunto e pede ação do governo estadual. O sumiço dos policiais das ruas virou debate nos meio de comunicação. Para aumentar ainda mais a preocupação da população gaúcha, o governo Sartori promoveu corte de 31% no custeio da segurança pública, o que irá diminuir a aquisição de projéteis, coletes a prova de balas, combustíveis para viaturas. Antes, o governo gaúcho já havia cancelado nomeações no setor, efetuado corte de horas-extras e diárias, além de ameaçar os servidores com constantes ameaças de atraso no pagamento do salário.

Paulo Rogério N. da Silva

Jornalista ABAMF