Ajuste de conduta ou censura velada em plena era da comunicação

17357186Rádio Gaúcha: Sindicância vai apurar divulgação de imagens de ocorrências na BM de Alvorada

Informações e imagens terão de ser filtradas antes de ser liberadas para imprensa

O 24º Batalhão da Brigada Militar, que fica em Alvorada, vai abrir sindicância para apurar divulgação de imagens de ocorrências por policiais. A Rádio Gaúcha teve acesso a uma determinação assinada pelo capitão Maurício Costa Pacheco, sub-comandante do Batalhão. No texto, o oficial afirma que “está proibida a divulgação de imagens, registros de nomes e demais dados das ocorrências atendidas pelas guarnições de serviço, no WhatsApp, Facebook, Twitter e outras redes sociais (pessoais) desse batalhão”.

O documento também aponta que as ocorrências e informações do 24º Batalhão não poderão ser repassadas á imprensa e outros órgãos, “sem seguir o canal de comando”. Ao fim, os PMs são advertidos. “A inobservância  determinação será passível de apreciação disciplinar”.

O documento é de 16 de abril de 2015. O comandante do 24º Batalhão, major Maurício Padilha, garante que não haverá qualquer restrição de informação para a imprensa. O oficilal esclarece que o objetivo é evitar a divulgação de imagens fortes, como de pessoas baleadas, por exemplo, nas redes sociais.

“Estavam divulgando imagens fortes que estavam trazendo intranquilidade para a comunidade”, afirma o major.

O major Maurício Padilha diz que a decisão foi tomada após denúncias da divulgação dessas imagens e também em função de um pedido da secretária de Direitos Humanos da Prefeitura de Alvorada.