Bombeiros gaúchos embarcam aos EUA para curso da Nasa

Os três são os únicos brasileiros entre os 30 selecionados Foto: Divulgação
Os três são os únicos brasileiros entre os 30 selecionados
Foto: Divulgação

Treinamento envolverá técnicas de resgate em escombros

Três bombeiros do Rio Grande do Sul viajam nesta semana para participar de um curso da Nasa, nos Estados Unidos. Serão 12 dias de experiência para aprimorar os procedimentos de resgate e busca em estruturas colapsadas, casos como quedas de prédios ou encostas.

O sargento Jorge Alex da Silva Rodrigues, de 37 anos, de Santa Maria, embarca nessa quinta-feira (23) para os Estados Unidos. Ele vai participar da especialização no Centro de Treinamento da Nasa, em São José, na Califórnia, com o soldado Geomir Alan da Cãs, de Farroupilha, e com o sargento Igor Marchionatti, de Canoas.

Os três são os únicos brasileiros entre os 30 selecionados. Eles foram escolhidos pelo bom desempenho durante um curso na Serra, que foi acompanhado por integrantes da Nasa. Os demais participantes são de outros países, inclusive agentes do FBI.

Quando questionado sobre a chance de crescimento individual, o sargento Alex ressalta que os maiores benefícios serão trazidos para a corporação. O bombeiro afirma que esse tipo de resgate é um trabalho conjunto, que exige preparo de equipe e desenvolvimento de técnicas específicas para o sucesso na busca por pessoas em escombros. Além disso, acredita que receberá conhecimentos que permitirão definir os melhores investimentos em equipamentos.

Além do trabalho no Centro de Treinamento, até 6 de maio, o sargento vai acompanhar atividades dos bombeiros das cidades de São Francisco e São José.

RADIO GAÚCHA