Justiça determina que Estado encaminhe 48 policiais para São Sepé

São 33 policiais militares e 15 policiais civis para São Sepé Foto: Ronald Mendes  / Ag. RBS
São 33 policiais militares e 15 policiais civis para São Sepé
Foto: Ronald Mendes / Ag. RBS

Ainda cabe recurso

Uma ação civil pública do Ministério Público (MP) de São Sepé, na Região Central, teve parecer favorável para a recuperação dos efetivos da Brigada militar (BM) e Polícia Civil (PC) do município. A ação ingressou na Justiça por meio da promotora Cíntia Foster de Almeida em 2009 e condiciona o destino de 33 policiais militares e 15 civis para São Sepé em um prazo de seis meses. Ao processo ainda cabe recurso.

O procurador do município, Cláudio Adão Amaral de Souza, acredita que o Estado vai recorrer, o que faria que o município ficasse ainda mais tempo sem o número ideal de policiais, por isso busca diálogo junto à Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-RS) para, em um primeiro momento, que haja o cumprimento parcial da sentença.

Hoje, o efetivo completo da BM conta com 38 policiais, porém apenas cerca de 17 atuam efetivamente. Na PC, são sete profissionais mais o delegado, sendo que o efetivo completo é composto por 15 profissionais.

De acordo com o procurador, o pedido formal será encaminhado ao promotor Sandro Marones nesta manhã (27). Ele ficará responsável por viabilizar a reunião com a SSP-RS, que deve ocorrer somente na semana que vem, pois a próxima quarta e sexta são feriados.

RADIO GAÚCHA