Redução no número de policiais preocupa o comando da BM no RS

4076798Desde o ano passado, cerca de 1,4 mil policiais foram para a reserva.
Em 2014, apenas 86 novos servidores ingressaram na corporação gaúcha.

A redução no efetivo da Brigada Militar causa preocupação no comando da corporação, como mostra reportagem do RBS Notícias (confira no vídeo). Desde o ano passado, cerca de 1,4 mil policiais foram para a reserva, enquanto em, 2014 apenas 86 servidores ingressaram. O efetivo atual, de 21,3 mil, representa um déficit de 15,7 mil PMs em relação ao número previsto, de 37 mil.

“Isso causa a nossa preocupação, inclusive nos comandantes operacionais. Eles sempre se manifestam no sentido de que isso prejudica muito o atendimento à população”, diz o subdiretor administrativo da Brigada Militar, coronel Kleber Rodrigues Goulart.

Um policial que pede para não ser identificado disse estar com a papelada pronta para encaminhar o pedido de aposentadoria. “Eu, com os meus 31 anos de Brigada, estou muito preocupado. Estou desmotivado, e a única alternativa que me resta é pedir para ir para a reserva”, justifica.

Um soldado que já atingiu o tempo de serviço deste PM ganha R$ 3 mil de salário. Se está na ativa, recebe mais R$ 1,4 mil como incentivo para continuar na corporação. Ainda assim, diariamente há novos pedidos de aposentadoria. “Em torno de 25, 30 brigadianos por dia vão embora da Brigada Militar”, diz o presidente da Associação de Cabos e Soldados da BM, Leonel Lucas.

Desde esta segunda-feira (31), um grupo de policiais aprovados no último processo de seleção, no final do ano passado, montou um acampamento em frente ao Palácio Piratini. Eles cobram o inicio da preparação na academia, que ainda está indefinido.

ASSISTA AQUI

Do G1 RS