Divulgação de salários nominais de servidores começa nesta quarta-feira

Liberação dos dados foi determinação de Sartori | Foto: Júlio Cavalheiro/Governo SC/Divulgação
Liberação dos dados foi determinação de Sartori | Foto: Júlio Cavalheiro/Governo SC/Divulgação

Informações de mais de 372 mil trabalhadores estarão disponíveis na internet

O Governo do Estado confirmou que, a partir desta quarta-feira será divulgada a relação completa e nominal de salários dos servidores vinculados ao Executivo. As informações devem ser disponibilizadas a partir das 14h, com os dados de 372.011 servidores ativos e inativos.

A liberação da consulta dos rendimentos dos servidores foi determinação do governador José Ivo Sartori. Ele argumenta que a decisão “reforça o princípio constitucional da publicidade administrativa”, em nota.

Para obter informações sobre a remuneração dos funcionários da administração direta, fundações e autarquias, basta acessar via internet o sitewww.transparência.rs.gov.br. Ao clicar no link “Outras Informações”, o usuário deve em seguida entrar em “Pessoal”. Na sequência, clicar na opção “Poder Executivo”, onde estarão disponíveis as informações sobre os servidores com os respectivos salários, cargos e funções.

Nos mesmos moldes dos demais poderes, basta o usuário digitar o nome do servidor para dispor das informações sobre o total da remuneração bruta, adicionais/percentuais de avanços, parcelas indenizatórias (quando houver), abono permanência (quando houver), férias (no mês que recebe), gratificação natalina (no mês que recebe), total de descontos legais e o valor líquido do salário. A divulgação contempla os cargos de provimento efetivo e em comissão, as funções gratificadas, empregos celetistas e inativos e pensionistas pagos pelo Tesouro do Estado.

Correio do Povo