Piratini vai divulgar nomes e salários de todos os servidores do Executivo

224

17412174O governo do Rio Grande do Sul tomou a decisão: vai divulgar nomes e salários de todos os servidores do Poder Executivo. Um decreto com a determinação para a divulgação dos valores será publicado até o fim desta semana. O mais provável, conforme a Rádio Gaúcha apurou, é que o texto seja publicado no Diário Oficial de sexta-feira.

A decisão de publicar os salários dos servidores do Executivo sempre foi cercada de discussões polêmicas no Rio Grande do Sul. Em agosto de 2012, o governador Tarso Genro autorizou a divulgação dos salários dos servidores, porém sem a informação dos nomes. Na prática, o cidadão poderia acessar o salário de um servidor administrativo, porém sem consultar a lista dos nomes.

Desta vez, o governo Sartori pretende dar transparência também a esta informação. O texto também trará um prazo para que todas as secretarias e departamentos possam se adequar às novas regras.

A decisão do governo estadual segue determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em abril deste ano, confirmou a legalidade da divulgação dos salários dos servidores de todos os órgãos públicos. Na ocasião, a Corte negou pedido de uma funcionária de São Paulo para retirar do site da prefeitura da cidade o valor do seu salário mensal.

* Rádio Gaúcha