Governador irá se reunir com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski
O governador José Ivo Sartori viajou para Brasília, na tarde desta terça-feira (4), para se reunir o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski. Na pauta do encontro, está o processo que pode resultar em uma possível intervenção federal no Estado.
A ação trata do descumprimento, pelo governo gaúcho, da decisão do Tribunal de Justiça que obriga o pagamento em dia do funcionalismo público estadual. O julgamento já começou, mas foi suspenso após o ministro Teori Zavascki pedir vista. A votação será retomada nesta quarta-feira.
Antes do pedido de vista, os ministros Lewandowski, Marco Aurélio e Edson Fachin já haviam antecipado voto contra o recurso do governo do Estado.
Sartori tinha reunião marcada para hoje com partidos da base aliada, mas foi chamado de última hora para o encontro no STF. Dessa forma, o encontro será conduzido pelo vice-governador, José Paulo Cairolli, e pelos secretários da Casa Civil, Márcio Biolchi, da Secretaria-Geral, Carlos Búrigo, e da Fazenda, Giovani Feltes.
GAÚCHA