Audiência pública debateu situação da segurança na Campanha e Fronteira-Oeste

135

nelsnhuPresidente da Comissão de Segurança

da AL defende nomeação de aprovados 

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS, presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), realizou audiência pública para tratar da segurança nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste, em Bagé, dia 21 de setembro.

Para o deputado, “O déficit de servidores da Brigada Militar em Bagé, acentuado nos últimos anos, reafirma hoje a necessidade de o governo realizar as contratações dos aprovados nos concursos”. O político reconheceu o esforço dos policiais, diante da falta de efetivo: ““as polícias vem trabalhando como nunca, mas é importante lembrar que o ‘cobertor vem ficando cada vez mais curto’ em função das aposentadorias e com as baixas, a sociedade vem ficando desprotegida”.

O prefeito de Bagé, Dudu Colombo,  declarou que a cidade vive uma grande angústia e preocupação. “A nossa cidade, nos últimos dias, tem sido atingida por crimes que praticamente não aconteciam. Em números, Bagé já contou com um efetivo de 200 brigadianos, por exemplo, e hoje está com menos de 100”. A ocasião serviu para que o prefeito entregasse ao presidente da Comissão de Segurança um exemplar do ‘Diagnóstico Local das Violências e da Criminalidade, elaborado pelo observatório da criminalidade com dados dos anos de 2008 a 2012.

Participaram da audiência pública o presidente do Corede Campanha, João Sérgio Ferreira Machado, representando a Câmara de Bagé, o vereador Omar Ghani, o promotor de Justiça Cláudio Rafael Morosin, representando a Brigada Militar, o Coronel Gleider Cavalli, representando a SUSEPE, o delegado penitenciário da 6ª  DPR, José Rodrigo da Costa Rodrigues, o Capitão Valnei Gonçalves de Souza, representando o Corpo de Bombeiros do Estado, Nilton Gehling, representando a Polícia Rodoviária Federal, o Coronel Milton Cesar Leite da Silva, pelo Gabinete de Gestão Integrada do município de Bagé. Também presentes o prefeito de Hulha Negra, Erone Londero, vereadores de Lavras do Sul e Caçapava do Sul.