Secretário de Segurança é vaiado na abertura do Acampamento Farroupilha

270
Secretário Wantuir Jacini representou o governador José Ivo Sartori no evento Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS
Secretário Wantuir Jacini representou o governador José Ivo Sartori no evento
Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Maior evento alusivo à cultura tradicionalista gaúcha segue até o dia 20 e deve receber mais de 1 milhão de visitantes

Está aberto o Acampamento Farroupilha 2015. Com a chegada da Chama Crioula, às 18h desta segunda-feira, começou oficialmente o maior evento alusivo à cultura tradicionalista gaúcha. Até o dia 20, o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque da Harmonia), em Porto Alegre, deve receber mais de 1 milhão de visitantes.

Entre as autoridades que acompanharam a chegada da cavalgada de tradicionalistas, que percorreu mais de 1,3 mil quilômetros até chegar a Capital com a Chama, o secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, foi vaiado pelo público ao ser anunciado como representante do governador José Ivo Sartori, que não compareceu ao evento. Também estavam presentes o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o comandante-geral da Brigada Militar, Alfeu Freitas, e o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris.

— Cultura, saúde e paz apesar das dificuldades — saudou Savaris, em seus discurso de abertura.


Foto: Adriana Franciosi

Símbolo do apego do gaúcho à terra, a Chama Crioula foi, pela primeira vez, desde 1947, acesa fora do país neste ano. Em 12 de julho, ela foi acesa na Colônia do Sacramento (Uruguai) e depois distribuída a partir do Chuí para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado.

— Os homens é que erguem divisas para se separar de outros homens. A cultura tem o papel de unir a todos — ressaltou o presidente do MTG, comemorando a união entre Uruguai e o Rio Grande do Sul no acendimento da Chama.

Assista ao momento em que a Chama é acesa:

Além da viagem ao passado e aos hábitos gaúchos nos mais de 360 piquetes, quem passar pelo Acampamento Farroupilha poderá participar de oficinas, concursos, assistir a invernadas artísticas de CTGs e apresentações de grupos tradicionalistas.

Na Rua do Baile, uma novidade desse ano, estão localizados os piquetes que promovem bailes abertos ao público, com segurança da Brigada Militar. Há também a Ciranda Escolar, uma oportunidade de aproximar estudantes da cultura rio-grandense.

Outra atração nova é o mirante de seis metros de altura, que proporciona uma vista panorâmica de todo Acampamento. O acesso é gratuito e permite grupos de, no máximo, oito pessoas por vez. Crianças menores de 12 anos só poderão acessar o mirante com pais ou responsáveis.

PARA APROVEITAR O ACAPAMENTO

Horário: os portões ficam abertos das 10h às 22h.

Entrada: é gratuita.

Programação cultural e campeira: está disponível no site da prefeitura de Porto Alegre.

Bancos: há caixas eletrônicos do banco Bradesco no Centro de Convivência. No Piquete da Associação dos Servidores do Banrisul, existe um caixa do banco.

Comércio: a Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha está localizada ao lado do Centro de Eventos e possui mais de 60 estandes que vendem produtos gauchescos, como artesanato, vestimentas, utilidades para o lar, móveis e lazer.

Alimentação: entre as opções está uma picanharia, uma choperia e um café campeiro junto à padaria do parque. A praça de alimentação é voltada para a culinária gaúcha.

Estacionamentos: são administrados por uma empresa particular e custam R$ 20 por veículo (carros e motos). O funcionamento será integral durante o evento.

Transporte público: linhas de ônibus para chegar Parque Maurício Sirotsky Sobrinho: C1 – Circular Centro, C4 – Balada Segura, 176 – Serraria/Rodoviária, 178 – Praia de Belas, 180 – Diário, 188 – Assunção, 244 – Santa Teresa, 2441 – Santa Teresa/Mariano de Matos, 255 – Caldre Fião, 272 – Moradas da Hípica e derivadas, 273 – Belém Novo/Hípica e derivadas, 282 – Cruzeiro, 2821- Pereira Passos, 346 – São José, 349 – São Caetano, 360 – Ipê, 376 – Herdeiros/ Esmeralda, 394 – Mapa e derivadas, 397 – Bonsucesso e derivadas, R32 – Rápida – Bonsucesso, 110 – Restinga Nova Tristeza, 11- Restinga Velha Tristeza, 188 – Assunção, 178 – Praia de Belas, 492 – Petrópolis/Sesc, T1 – Transversal e T1D – Direta.

Segurança: a Brigada Militar tem presença ostensiva no acampamento. A Polícia Civil instalou uma delegacia próxima ao Centro de Eventos. Uma equipe do Corpo de Bombeiros fica permanentemente no parque.